O SegredoRelacionamentosVida

O mais forte não é quem suporta, mas quem é capaz de “soltar”

o mais forte não é quem suporta

“Quantos pesos seu corpo carrega? Quantas preocupações armazena sua mente? Na vida, apenas valem as essências, o amor a si  mesmo e aos outros, os sentimentos oferecidos com respeito e altruísmo. O resto são enchimentos que nos fazem prisioneiros em um mundo muito breve para o sofrimento diário …”



Sabemos que não é fácil. Que muitas vezes nos repetem “deixe tudo e faça o que realmente quer” … Mas como fazer isso? Ocasionalmente, algo assim seria pouco mais do que um evento dramático no qual deixaremos ir muitas coisas, e até mesmo pessoas.

Como tudo na vida, temos de saber como manter um equilíbrio saudável. Cada um de nós tem essências básicas, pilares que não podemos renunciar: família, filhos, trabalho que oferece casa e alimento…

Não podemos romper com tudo e iniciar esse processp, se nos sentimos saturados no momento. No entanto, dentro desses pilares sim, há coisas que podemos mudar e até “soltar”.


Você tem que “deixar ir” esse comportamento de priorizar os outros antes de si mesmo. Tem que colocar o valor das emoções e bons momentos antes das preocupações, das pressões. Se dentro desse panorama, desse microuniverso que te define e rodeia, houver alguém que te fere e envenena seu presente, então, deve também romper esse vínculo.

Pela nossa saúde, nosso equilíbrio pessoal … Refletiremos sobre o “verdadeiro conceito de força.”

Quando nos tornamos prisioneiros da infelicidade

Se procurarmos no dicionário a definição de força, encontraremos várias coisas que nos farão pensar. Teremos primeiro o conceito de “força e vigor”.


Encontraremos também a imagem de “recinto fortificado, como um castelo ou fortaleza”. Também temos a ideia de que é uma “virtude cardinal que consiste em superar o medo e fugir da imprudência”, e é aqui onde paramos.

Muitas vezes, quando nos encontramos com alguém e perguntamos o famoso “como você está?”, somos informados por exemplo, que tem um chefe que não lhe trata muito bem, quase não tem tempo para as crianças, que seu parceiro tornou-se exigente, egoísta, e simplesmente não pode se olhar no espelho.

Nós, preocupados, não podemos dizer nada além de “cuide-se”, lendo em seu rosto muitas más coisas além das que disseram suas palavras. E, de fato, também podemos vê-lo como pessoa forte, porque enfrenta o dia a dia com força, fazendo de tudo para os outros. No entanto, chegará um momento em que cairão.

“E a queda pode não ser física, mas emocional: a insatisfação, a sensação de estar “preso” sem opção de desenvolver o seu crescimento pessoal. Estas são pessoas que dão tudo para os outros que amam, mas não recebem nada em troca, a vida se arrasta diante deles sem lhes dar sequer um sopro de felicidade simples …”


Voltando à definição de forte como superar o medo e fugir imprudência, também poderíamos acrescentar que uma pessoa não é forte apenas por fugir ou enfrentar seus temores.

Ser forte é também dar prioridade a si mesmo e conhecer sua própria vida, deixando ir o que, em ocasiões, nos causa dano ou nos impede de avançar com integridade e equilíbrio.


Como ser forte no dia a dia


– Ser forte é acordar todas as manhãs encontrando algo que nos dê sentido, algo que nos excite todas as manhãs assim que colocamos o pé no chão.

– O mundo, acredite ou não, também é cheio de “pessoas sem vida”, que vagam ao nosso redor sem propósitos, esperança ou projetos. Ter um sonho e sonharmos por nós mesmos nos dá um projeto vital, nos oferece força e coragem.

– A força também não está em quem tem poder e capacidade de controlar ou dominar os outros. Ser forte também é desfrutar da nossa liberdade, evitando dependências tóxicas que nos prejudicam e nos impedem de crescer.

– Ser forte também é saber dizer NÃO a quem prioriza só a si mesmo, que só vê o seu próprio umbigo, sem perceber o sofrimento dos outros ou o vazio emocional provocado por sua atitude.


– Você vai ser mais forte se ousar soltar o que não te faz feliz, seja pessoas, coisas, lugares ou até mesmo pensamentos. Porque, às vezes, não apenas o que está do lado de fora nos machuca, mas também nossa própria atitude ante determinadas coisas.

“Rompa com tudo o que cerca sua vida, com o que tira sua respiração e fere seu coração. Você é o protagonista dessa vida passageira, da qual somos apenas breves inquilinos. Assim, ame com força a quem mereça e cultive essa força que dá asas aos seus sonhos e raízes a seus valores.”

 

___


Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: La Mente es Maravillosa

Eu só queria que tivesse sido dessa vez

Artigo Anterior

Papo cabeça

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.