O mau humor dos pais causa estragos no desenvolvimento emocional e cognitivo de seus filhos

Para que possamos crescer saudáveis e completos em todas as áreas da vida, precisamos da presença, amor e cuidado de nossos pais e mães.

Quando uma criança sente a rejeição de uma dessas duas pessoas, áreas de sua vida como amor-próprio, equilíbrio emocional, autoestima e saúde mental pode ficam comprometidas, levando a realidades de vida.

A figura paterna é essencial na vida dos filhos, por isso, quando ausente, pode causar muitos transtornos às vidas das crianças, como dificuldade de adaptação, comportamentos tóxicos e irresponsáveis.


O estado mental do pai afeta diretamente seus filhos

Em um estudo realizado por pesquisadores da Michigan State University, a importância dos pais na vida de seus filhos foi o foco principal. Durante as pesquisas, foram coletados dados de aproximadamente 730 famílias em todo os Estados Unidos.

Os psicólogos analisaram como o estresse dos pais afetava a vida das crianças, em comportamentos e até mesmo condições psicológicas, como depressão e ansiedade. De acordo com os resultados, o estado de humor influencia muito na relação familiar e, consequentemente, no desenvolvimento das crianças.

Esse resultado já era esperado, mas outra descoberta foi interessante: os resultados também mostraram que o estado mental dos pais causa um efeito de longo prazo na vida dos filhos, especialmente no que se refere à habilidades sociais, como o autocontrole e a cooperação mútua.

Foi mostrado que, se pais sofriam de depressão durante os primeiros anos de vida dos filhos, o dano ao desenvolvimento social das crianças poderia ser maior do que a depressão ou a ansiedade materna. Além disso, o estudo mostrou que quando os pais possuem um grande nível de estresse quando os filhos têm entre 2 e 3 anos de idade, eles podem ter seu desenvolvimento cognitivo e de linguagem grandemente prejudicado.

Um fato curioso do estudo é que, mesmo que a mãe seja presente e boa para os filhos, eles ainda podem ser prejudicados pela falta do pai. Ela nunca pode suprir o lugar que é do pai nas vidas dos filhos.

Nos meninos, a influência paterna foi mais evidente do que nas meninas, muito provavelmente porque eles se identificam mais com os pais e são mais ligados ao seu comportamento.


As consequências da falta de amor paternal

Recentemente, o papel dos pais no desenvolvimento dos filhos é mais estudado, o que traz novas informações sobre a importância paterna para a criação de pessoas felizes e conscientes de si mesmo e do mundo ao seu redor.

Quando o pai está presente na criação das crianças, elas se tornam mais seguras e possuem uma relação saudável com o seu interior, desenvolvendo-se melhor em habilidades pessoais e também sociais.


Como os pais podem melhorar o humor?

A paternidade é sempre um desafio, um momento em que você é colocado de frente consigo mesmo e forçado a rever todos os seus valores, comportamentos e pensamentos, pensando no bem da outra pessoa que está ao seu lado. Isso nem sempre é fácil, e é normal os pais e mães terem suas dúvidas e inseguranças. Essa nova fase precisa ser tratada com seriedade e responsabilidade, mas sem imposições duras a si mesmo, para que não se sintam sobrecarregados emocionalmente e não afetem seus filhos de maneiras negativas.


Abaixo estão algumas dicas para os pais exercerem seu papel, cuidando primeiro de si mesmos:

Reconheça os sinais de estresse

Muitos pais, na pressa constante do cotidiano, não notam em si mesmos os sinais de estresse, o que impossibilita a melhora de comportamento. Assim, o primeiro passo é reconhecer sintomas negativos em sua vida, assim como os seus gatilhos, para que consiga eliminá-los ou diminuir sua influência.


Reserve um espaço para você

Tornar-se pai não o impede de ter a sua própria vida, com seus próprios compromissos, responsabilidades e diversão. Encontre uma maneira de criar tempo para si mesmo, para seus amigos e para aquilo que o faz feliz. Quando você cuida de si mesmo, em primeiro lugar, realiza todas as suas tarefas com mais excelência.


Expresse o que você sente

Conversar sobre tudo aquilo que você sente ajuda a aliviar o peso e melhora seu estado de espírito. Fale com seus amigos, com seu parceiro e, se necessário, com um profissional, para encontrar soluções positivas no relacionamento com seus filhos.

Não se esqueça: você, pai, tem um papel fundamental na vida dos seus filhos, e para que cumpra sua missão com o coração e mente tranquilos, é preciso cuidar de si mesmo em primeiro lugar.




Deixe seu comentário