ColunistasDesenvolvimento Pessoal

O medo de correr riscos… – saiba mais sobre essa armadilha mental

O MEDO DE CORRER RISCOS capa e dentrp

O medo de correr riscos…



A quarta armadilha mental descrita pelo psiquiatra Augusto Cury em seu livro “O código da inteligência e a excelência emocional”          é o medo de correr riscos. O medo, por si só, é

um sentimento que, normalmente, faz com que fiquemos paralisados. Segundo os dicionários, o medo é um estado emocional provocado pela consciência que se tem diante do perigo; aquilo que provoca essa consciência. Se juntarmos o medo com o risco, isso realmente pode ser paralisador, pois risco significa perigo; probabilidade ou possibilidade de perigo. Assim, o medo de correr riscos é na verdade o medo de se colocar em um estado de insegurança, de vulnerabilidade. O que acontece é que quando percebemos que algo pode não dar certo, e focamos nossos pensamentos justamente na possibilidade do fracasso, ficamos com medo. Medo de dar errado. Medo que não valha a pena correr o risco, pois a probabilidade de ter sentimentos de derrota ou perda é grande demais para suportar.

Pessoas que tem muito medo na verdade se esquecem que viver é um eterno risco. A todo momento estamos correndo riscos, pois não temos o controle total de nossas vidas e do futuro. Na verdade, nosso futuro é construído a partir do presente, tijolo a tijolo, escolha a escolha, risco a risco. Quem é pego constantemente por esta armadilha, perde seus sonhos, não ousa concretizá-los, não terá o prazer de viver seus sonhos, optando por morrer em seus medos.


Ser líder é correr riscos, é se colocar à mostra, é expor suas decisões a todo momento. Um líder precisa mostrar que para mudar algo, para progredir, para solucionar é necessário entrar no campo do desconhecido, entrar no ambiente do risco. O líder, mesmo que não tenha a certeza do sucesso, precisa ter a certeza que a mudança é inevitável e mostrar isso a todos. Um líder precisa transmitir segurança.

Ainda há tempo, escolha a excelência.

Cristiano R. Costa


Educamos para máquinas e não para humanos!

Artigo Anterior

Se a vida é uma folha em branco, risque-a até a última gota de tinta da alma!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.