O medo do fracasso: quais medos você tem?

Trata-se dessas fichas boas, que caem junto com as máscaras que as precedem. Percebi que fiquei dois anos viajando, por medo do fracasso. Medo de encarar a possibilidade de meu trabalho não dar certo.

Pulei de um lado para o outro nos últimos dois anos, do Rio Grande do Sul até Recife, apenas para não lidar com esse medo. Essa rotina sem rotina e maluca me mantinha sempre com a cabeça ocupada, e eu fugia de uma cidade para outra, fugindo também desse sentimento. Eu tenho medo de fracassar. E uma coisa “doida” é que, quando a ficha cai, vem a leveza. Não que o medo se dissolveu totalmente, mas quando aceitamos o que precisamos aceitar, o processo de cura começa.



Isso me lembra, também, um grande medo que eu carreguei na minha vida: o de falar em público. Foi uma marca, desde os primeiros anos de escola, até o início de 2017, quando comecei a facilitar os trabalhos e tive que lidar com esse medo. Eu fiquei 6 meses com o “projeto” do Sagrado Masculino numa gaveta interna, por causa desse medo.

E o chamado era tão forte para seguir o meu coração, que enfrentei o medo e, aos poucos, ele se dissolveu.

Hoje eu amo falar em público, fazer lives e dar palestras, e sinto, modéstia à parte, que possuo o dom da oratória. Veio-me um insight um dia desses, quando pensei nisso, que os nossos grandes medos escondem grandes talentos. É o medo inconsciente que temos da luz, o medo de brilhar, pois quando isso acontecer, nosso ego estará fritando em uma frigideira. E para nos lembrar, na verdade, não sou eu quem tem medo. Nem você.

O medo é uma das matrizes do ego, uma das mais profundas, e é o que dá vida a ele, deixando-nos viver uma vida sem vida.


Quando somos honestos com nós mesmos e com o Universo, a providência divina caminha em nossa direção, trazendo o que for preciso, no momento certo, para que nos libertemos de tudo O que nos impede de viver uma vida plena, nosso direito divino. Quais medos você tem? Escreva uma lista e faça uma oração pedindo para se libertar.

Depois, queime essa lista, agradecendo ao Universo, pois em algum momento você estará livre dos seus medos.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF / sabphoto


Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.