Comportamento

O medo do não – desafios profissionais…

Somos testados a todo  momento, inúmeras situações desafiantes acontecem no decorrer do nosso dia, situações essas que carregam consigo a responsabilidade da mudança de vida , onde se omitir ou agir pode mudar completamente o seu presente definir o seu futuro.  Você já pensou nisso?



O medo é um sentimento essencial para a vida do ser humano, no livro Teorias da personalidade, os autores Gregory J Jess Feist, e Tomi-Ann Roberts Feist, apresentam o termo “medo adaptativo,  este é um sentimento de proteção do individuo, da espécie, é o   que motiva o ser humano  a fazer  algo para aumentar ou proteger o seu bem-estar, de modo a ser essencial para a sobrevivência da espécie

Na vida adulta encontramos grandes desafios no nosso convívio e ambiente profissional, somos provocados a tomarmos decisões importantes constantemente, e essas decisões muitas vezes saem do ambiente laboral e invadem a vida pessoal do individuo, como: uma nova oportunidade de emprego, um aumento salarial, uma situação a ser resolvida com o seu superior ou colega de trabalho, e muitas vezes por medo de receber um não, de mudar, ou de enfrentar posicionamentos contrários, a pessoa acaba se omitindo, e ai ela já está fazendo uma escolha e mudando o seu futuro, mesmo inconscientemente.

O-MEDO-DO-NÃO-DESAFIOS-PROFISSIONAIS-FOTO-01


O não fazer é a mesma coisa do agir, pois quando você se abstém de procurar um novo emprego você opta por continuar onde está e como está,  se você não procura o seu chefe para pedir um aumento e lhe mostrar que você é digno deste você está admitindo que o salário que recebe é justo e não é merecedor de um avanço salarial, quando você deixa de expressar sua opinião a respeito de uma atitude do seu colega ou supervisor qual lhe desagrade, aos olhos de quem vê você está compactuando com aquilo – não agir pode ser algo ruim.

O problema do não agir, é culpar  os outros ou o destino por sua vida não melhorar, ser monótona e cansativa, sempre utilizando-se de muletas para justificar o seu medo:

* Não adianta pedir um aumento, ele não reconhece o meu trabalho – mas o individuo nunca conversou com o seu supervisor a respeito do assunto.

* Não vou mandar currículo, eles vão preferir candidatos mais experientes –  No entanto, nem se quer deu oportunidade para o recrutador ler o seu perfil profissional


* Eu odeio meu emprego, mas nunca conseguiria algo melhor – Também, nunca teve coragem de buscar o novo.

* Não vou dar o meu ponto de vista, ele é o chefe, deve saber o que faz – Quando tudo o que o supervisor queria era um colaborador pró-ativo.

* Não vou mudar de emprego, não quero conhecer pessoas novas – Assim perdendo a oportunidade de uma ascensão na carreira profissional.

* O universo conspira contra mim, nada da certo na minha vida – Mas você, conspira a favor do universo?


Certa vez ouvi a seguinte história:

“ Um homem estava no mar se afogando, mas muito temente a Deus começou a rezar e lhe pedir ajuda, enquanto ele rezava e aguardava o milagre
passaram uns pescadores em uma canoa que lhe disseram:- Vamos, depressa, venha conosco, se não você vai morrer! E ele respondeu:- Não! Deus me salvará!

Logo depois, um helicóptero passou e as pessoas que lá estavam gritaram oferecendo ajuda e mais uma vez o homem respondeu  : – Não! Deus me salvará!


Por fim os bombeiros conseguiram chegar próximo ao homem, e lançaram a boia para resgatar o homem – ele a dispensou, avisando que Deus iria lhe salvar.

 Já sem forças o homem morreu  afogado, levado pelas águas do mar.

Ao chegar no Céu, ele encontrou Deus e foi logo dizendo :- Pô Deus, eu acreditava tanto em Você! Por que Você não me salvou?

E Deus respondeu:- O quê? Você nem imagina como foi difícil arrumar uma canoa, um helicóptero e a equipe de bombeiros para tentar te salvar…”


O MEDO DO NÃO - DESAFIOS PROFISSIONAIS - FOTO  DE CAPA E FOTO 02

E é assim que nós agimos em nossas vidas, nós estamos sempre na espera de uma grande oportunidade, esperando um milagre divino, mas não utilizamos os instrumentos que nos são dados para buscar os nossos objetivos. Dizemos que o mundo conspira contra nós, mas não abrimos os olhos para enxergar as oportunidades que nos são dadas.

Somos acomodados, preferimos culpar os outros a assumir nossas próprias responsabilidades, perdemos a chance de conquistar nossos sonhos por simples medo de tentar, de inovar por receio do não.

Lembre-se você tem todas as ferramentas em suas mãos, olhe a sua volta observe todas as oportunidades que a vida lhe dá, aproveite-as, agarre-se na corda, suba na canoa, aceite ajuda, o milagre em sua vida é você quem faz.


Na grande experiência da vida você é cobaia ou cientista?

Artigo Anterior

O poder de um batom vermelho!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.