FamíliaO SegredoReflexão

O melhor presente para as crianças se chama tempo!

Tempo, esse é o nome do melhor presente para as crianças. Não é vendido em lojas de brinquedo e nem online. Só é encontrado em nós, em nossa disposição e ciência de que uma história não deve ser lida em dois minutos.



Dedicar tempo às suas crianças não significa deixar seu celular e tablet com elas ou ligar em seu canal favorito. Isso não é educação, nem afeto e nem carinho.

A infância é uma das etapas mais importantes da vida. As crianças estão imersas em milhares de mudanças que, por vezes, os adultos nem sequer percebem e, portanto, perdem se não forem cuidadosos.

“A pressa é negativa, não explicar as coisas com calma pode causar dúvidas. Temos de criar o clima para as crianças fazerem perguntas e darmos tempo para que tudo seja esclarecido. Qualquer tema contado com calma capta o interesse das crianças. Mas para isso temos que vivê-lo. Tudo fica dentro de você, se não tiver tempo para remover.” – Ana Etchenique


o melhor presente para as2

Slow-parenting, a criança à fogo lento

Educar e compartilhar momentos “à fogo lento” significa respeitar os ritmos das crianças, dar-lhes espaço para se desenvolver, crescer e evoluir sem o estresse e as exigências ao seu redor.

Esta perspectiva educacional é baseada na filosofia slow, que expressa a necessidade de favorecer um ritmo mais calmo da vida, promovendo a maturidade, evolução e criação de laços desde a progressão natural da criança, sem pressa.


Assim se consegue apoiar a criança a cada passo, não forçar seus estágios de desenvolvimento e oferecer oxigênio psicológico à sua educação.

o melhor presente para as3

Que a pressa não roube a magia da infância

As pressas são as nossas piores conselheiras. Elas são responsáveis ​​por roubar os momentos mais preciosos e os detalhes mais maravilhosos sobre a magia da infância.


Os deveres, arrumar a casa, tomar banho, futebol às seis, aniversário às oito, jantar às dez … todos os dias … O que conseguimos isso? Estamos disfrutando de nossos filhos? Estamos conscientes do que estamos perdendo e do que os estamos fazendo perder?

Provavelmente não. Temos de refletir se oferecermos nosso tempo às crianças, se brincamos com ela o suficiente e se organizamos seus horários, quando nos dedicamos exclusivamente a eles.

Assim, é importante:


  • Deixarmos de lado nossas pressas no início da manhã, para acordarmos nossos filhos com bondade e amor oferecer um lanche calmo.
  • Saborearmos cada refeição com eles, sem distrações como TV ou revistas. Podemos brincar, falar sobre coisas diárias e aprofundar a expressão de sentimentos e emoções.
  • É bom preservar “momentos de segredos”, nos quais só falaremos sobre as nossas coisas com total sinceridade.
  • Podemos fazer excursões para lugares calmos, paisagens naturais e ambientes que convidam-nos a explorar e experimentar juntos.

o melhor presente para as4

  • É bom tomarmos banho de vez em quando, em vez de apenas passarmos pelo chuveiro.

  • É essencial deixá-los escolher, pois muitas vezes boicotamos suas esperanças, expectativas e decisões.
  • Desligar os celulares e todos os dispositivos eletrônicos que, como sabemos, absorvem nossa atenção.
  • Ocasionalmente podemos nos jogar em qualquer lugar da casa e não fazermos absolutamente nada.
  • Procurarmos jogos que melhoram a sua criatividade, inteligência e capacidade de sentir.

Não criemos nossos filhos em meio aos maus hábitos que existem hoje. O melhor presente é partilhar com eles a coisa mais preciosa que a vida nos dá: o tempo.

 

___


Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: La Mente es Maravillosa

Namastê, o valor da gratidão e o reconhecimento

Artigo Anterior

Onde se esconde a depressão?

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.