O melhor remédio contra o fracasso é a bênção do recomeço

5min. de leitura

Seja como sol e respeite seus momentos, só não se esqueça de recomeçar.



Você entende a importância dos problemas em sua vida? Sim, eu disse problemas. Eles são indispensáveis pois, se não existissem, o homem haveria de se acomodar. É necessário que tenhamos problemas para que assim procuremos soluções e novos caminhos, com isso desenvolvemos inteligência e capacidade de autossuperação. Problemas são alavancas do nosso crescimento existencial; só quando os enfrentamos, sem nos esconder no comodismo e sem medo, conseguimos progresso na vida.

Tudo o que lhe acontece hoje lhe pertence, de alguma forma há uma ligação oculta, um aprendizado nessa exata situação que você precisa aprender para seu crescimento interior. Muitas vezes, para buscar solucionar os problemas que a vida nos apresenta, precisamos buscar conhecimentos novos, mudar aspectos da nossa vida emocional, alterar comportamentos, modificar caminhos, e é dessa forma que a vida vai compulsoriamente nos ensinando a crescer, e quanto mais o nosso interior progride, mais maturidade temos e deixamos de nos importar com o que pensam de nós, com os amores que não deram certo, com as amizades não sinceras, com aquele sonho que ainda não se realizou, pois entendemos que tudo tem um tempo, e que o nosso irá chegar. Já não respondemos à família com grosserias nem queremos revidar uma indireta.

Você ainda irá fracassar mais vezes na vida, e tudo bem, faz parte do processo, desde que sejam fracassos diferentes, pois não dá para fazer tudo igual e esperar resultados diferentes.

Penso que a dor é a serva bendita de Deus, que nos procura em nome Dele. É como se Deus, a cada situação ruim, estivesse nos moldando, aperfeiçoando-nos para que assim pudesse elevar, dentro de nós, o melhor que podemos ser naquele momento e nos fizesse enxergar as escolhas erradas mas, ao mesmo tempo, Ele nos mostrasse o caminho certo, e assim sucessivamente.


Acredito que só paramos de aprender quando morremos; até aos 90 anos ou mais estaremos aprendendo algo, o que não podemos é nos deixar cair nos mesmos erros, isso não é usar de sabedoria.

O tempo todo estamos tentando transformar os outros em salvadores de nossas dificuldades, isso é natural e até necessário, porque geralmente ninguém sai de um grave problema sem contar com a ajuda dos outros, só que precisamos entender que quem está de fora da sua dificuldade não tem a mesma parcela de responsabilidade de quem está vivendo a dificuldade. Quem deu o nó é quem precisa desatá-lo. O médico ajuda, mas é você que precisa tomar os remédios; o professor ensina, mas é você quem deve se esforçar para aprender; o banco socorre com empréstimos, mas a dívida é você quem irá pagar; o sinal de trânsito orienta, mas é você que tem de ficar atento; a religião que você escolheu irá esclarecer suas dúvidas, mas a prática no cotidiano depende de você.

Entende que tudo é sobre você primeiro? Deus nos ajuda, mas nós damos o primeiro passo. Ninguém ajuda alguém que não quer ser ajudado, ninguém recolhe o bem sem conquistá-lo. Só se liberta da ignorância quem abraça o conhecimento, só se liberta do mal que hoje nos fere quem se esquece dele facilmente e assume o bem como opção de vida.


Decida-se a recomeçar cada vez que falhar e verá a bênção do recomeço de alma limpa, paz no coração e leveza. 

É como o sol que renasce todos os dias, às vezes, radiante e forte; outras vezes prefere ficar escondido atrás das nuvens ou apenas decide dar espaço para a chuva, que vem para lavar tudo e nos mostrar que as coisas velhas se passaram e eis que tudo se fez novo. (2 Coríntios 5:17)

Seja como sol e respeite seus momentos, só não se esqueça de recomeçar.

 

Direitos autorais da imagem de capa: Jared Murray/Unsplash.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.