O mundo fica mais leve quando a gente aprende a ficar um pouco mais leve também



Já parou para pensar o quanto de nossa vida nós perdemos por simplesmente não termos o hábito de nos questionar quanto ao que, de fato, nós queremos?

Acredito que o grande segredo por trás de uma vida plena de resultados positivos está em fazermos as perguntas certas, aquelas que serão capazes de nos revelar a nós mesmos e iluminar nossos caminhos na direção do outro.

Ser capaz de enxergar o que está por trás de nossos sentimentos e aprender a ouvir o outro com a empatia necessária para entender o que ele pede nas entrelinhas é, talvez, o segredo da comunicação realmente eficaz.

Refletindo um pouco sobre as palavras que dizemos ao outro, e a nós mesmos, perceberemos que, na realidade, nossas atitudes estão embasadas em julgamentos e críticas, quando o bom mesmo seria se nós falássemos um pouco mais sobre nossas reais necessidades e desejos.

Quais sentimentos aquela situação ou pessoa causou em nós? E, o mais importante, por quê?

Que tipo de necessidade minha não foi atendida e, por isso, eu me senti dessa ou daquela maneira?

Sabe, o fato é que a maior parte das pessoas, que tanto criticam os outros estão mesmo é gritando por socorro, implorando para que alguém seja capaz de ouvir suas necessidades para, enfim, ser capaz de atendê-las.

Por isso, ao invés de virar a cara diante de alguém que tem o hábito de reclamar de tudo, experimente perguntar: como é que você está se sentindo? Como eu posso fazê-lo sentir-se um pouco melhor?

Entenda que a comunicação eficaz é aquela em que nossos sentimentos são revelados e respeitados.



O fato é que o mundo fica mais leve quando a gente aprende a ficar um pouco mais leve também.

Hoje eu o convido a deixar um pouco de lado a mania de enfatizar aquilo que não está bom, e que você acredita que deveria ser de um outro jeito, para começar a olhar para dentro de você e descobrir o que você deseja.

Dessa forma, ao invés de dizer “não chegue tarde a alguém”, experimente pedir para que a pessoa em questão chegue cedo, e especifique o que significa cedo na sua concepção.

Quando dizemos aquilo que não queremos, na realidade, deixamos de comunicar ao outro, e a nós mesmos, aquilo que realmente nós queremos e, assim, não obtemos o resultado desejado.

Tudo aquilo que nós focamos nossa atenção retorna para nós e, por isso, eu o desafio a atrair para sua vida o que você realmente quer, a partir de agora, dizendo mais sim para as suas necessidades.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF / Imagens






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.