3min. de leitura

O NATAL E O NOSSO OLHAR

Saudações,



As festas de fim de ano estão chegando e todo este clima afeta nossa saúde e conforme nosso olhar para ele poderá afetar de forma boa ou ruim.

Os estímulos externos deste período e não são poucos, com toda a mídia e agitação própria das festas, fora o contexto político-social do momento, sobrecarrega nossa amígdala encefálica bem como o hipocampo, regiões que trabalham acima da média produzindo mais neurotransmissores do que normalmente.

E aí vem nosso olhar para o evento.


Se tivermos um olhar agradável, sabendo aproveitar o lado bom do período, o cérebro gratificará nosso corpo com substâncias químicas associadas ao prazer como a endorfina e a serotonina.

No entanto, se a pessoa for daquelas que olha para este período como um período de obrigações com os familiares e amigos, ou que fica com o discurso de ser um período meramente comercial, olhando para este período com um olhar negativo, o cérebro recebendo estas informações desencadeará a produção de hormônios como o cortisol que está ligado ao estresse. Sendo que descargas altas de cortisol e a manutenção deste estado no organismo debilitam o sistema de defesa o que proporciona o surgimento de doenças, principalmente as infecciosas.

Ou seja, para sua própria saúde, não olhe para este período como um mero momento comercial, mas sim, como um momento estabelecido para rever amigos, confraternizar, sorrir para a vida, percebendo que apesar dos percalços, muitas coisas boas também aconteceram ao longo do ano. Além é claro de presentear com prazer e principalmente, alegrando-se a cada lembrança recebida…


Só para registro e reflexão.

Fecha o pano.

Fernando Martins

Você sabia que O Segredo está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.