O nosso corpo é um reflexo do que somos interiormente

3min. de leitura

Pare de ostentar doença! O nosso corpo é um reflexo do que somos interiormente. As sombras reprimidas se manifestam em forma de sintomas para serem reconhecidas, como se fosse uma saída drástica para serem integradas.



Cada aspecto interior se relaciona a determinado órgão ou região, que será somatizado ou atrairá algo correspondente, como no caso de algum vírus, infecção ou até mesmo acidentes (Em “A Psicopatologia da Vida Cotidiana”, Freud já se referia aos acidentes como resultado de um propósito inconsciente).

Psicanalistas como Karl A. Menninge afirmam que muitas doenças e infortúnios são autopunições.

Richard Bandler e John Grinder, os criadores da Pnl (Programação Neurolinguística) afirmam que a eficácia do seu trabalho serviu como cura definitiva para pacientes com doenças terminais e degenerativas.


O ser humano é o que ele acredita, crenças conscientes e inconscientes refletem no seu exterior. 

Sócrates já dizia “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás todo o universo e os deuses, porque se o que procuras não achares primeiro dentro de ti mesmo, não acharás em lugar algum.”.

A doença é um reflexo da alma, por isso, é importante olhar para si, conhecer os seus medos, angústias, complexos e crenças, o autoconhecimento liberta!

Muitas pessoas postam na internet que estão doentes, fazem check-in em hospitais, tiram foto e escrevem aparentemente com orgulho sobre sua doença, criam uma identidade com o sintoma e propagam isso na busca de piedade e atenção, isso já diz muito, não acham?


É importante falar sobre os sintomas, mas é preciso fazer isso no lugar certo, com o seu médico, psicólogo ou grupos de apoio que realmente o compreenderão e ajudarão. E acima de tudo, fale consigo mesmo, ouça as mensagens do seu corpo e da sua alma, pergunte o que aquela dor, incômodo ou situação quer dizer a você.

Lembre-se, você não é a sua doença, ela está em você, mas não é você. 

O corpo percorreu um caminho para somatizar tal sintoma, por isso, ele também sabe o caminho de volta. A saúde também é contagiosa, eleve-se, você é capaz!

Muito obrigado e boa semana! 


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: deagreez / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 14/07/2018 às 8:07






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.