4min. de leitura

O passo a passo para a construção de metas inteligentes em 2019

“Se você não sabe para onde quer ir, então qualquer caminho serve”. Esta famosa frase de Lewis Caroll, autor do clássico, Alice no país das maravilhas, precisa ecoar dentro de nós e se tornar um hino e uma reflexão diária.

O ano começa e lá vamos nós, com nossos ideais, sonhos e planos. Um amontoado de promessas muitas vezes vazias, que passam de um ano para outro, sem serem concluídas. O desejo de cuidar da saúde, de ter uma vida financeira mais equilibrada, de obter sucesso profissional, entre outras coisas.


“Se você não sabe para onde quer ir, então qualquer caminho serve”. Esta famosa frase de Lewis Caroll, autor do clássico, Alice no país das maravilhas, precisa ecoar dentro de nós e se tornar um hino e uma reflexão diária.

Basicamente, esta afirmação pode ser traduzida da seguinte forma: para quem não tem objetivo, qualquer ação é válida.

Afinal, você sabe qual a definição de objetivo? Segundo o dicionário, podemos definir como: aquilo que pretende alcançar, realizar ou obter. Prosseguindo, gostaria de te fazer uma nova pergunta: o que são metas?

Pois, bem! Responderei. São tarefas claras e específicas, que precisam ser realizadas regularmente, visando o alcance dos objetivos determinados.


Provavelmente, você já formulou seus objetivos, mas ainda não definiu os caminhos para alcançá-los, ou seja, suas metas. É nisso que eu quero auxiliá-lo!

Abaixo, apresentarei uma ferramenta simples e objetiva, denominada SMART, para que você construa metas mais assertivas e tome as rédeas da sua história.

Sua meta, seja ela em que área for, deve ser “Specific”: ou seja, específica. Se o seu objetivo é emagrecer, por exemplo, você deve ser prático e objetivo para definir se quer emagrecer 5, 10 ou 20 quilos, em X meses. Seja extremamente claro e direto.

“Measurable”: ou mensurável. Você precisa conseguir medir quão longe ou perto, está do alcance da sua meta. No caso da perda de peso, a balança é uma forma de mensurar.


“Achievable”: traduzindo, alcançável. Todas as pessoas querem atingir objetivos extraordinários, mas é importante que você defina metas alcançáveis para que não perca a motivação durante o caminho.

“Relevant”: suas metas devem ser relevantes. Não é interessante e inteligente definir metas que não sejam importantes para você ou para sua empresa.

“Time”: é necessário determinar um tempo para que suas metas se cumpram.

Seja o protagonista da sua história e faça um bom uso desta ferramenta simples, mas muito efetiva. Por fim, seja alguém que conduz e que não apenas é conduzido pela vida.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123rf /  eakmoto





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.