publicidade

“O perdão é a cicatriz da ferida emocional. Não esquecemos, mas não dói mais” (pe. Fábio de Melo)

Uma leitura de muita sabedoria sobre o valor do perdão.



Muito se fala sobre o perdão e sua importância em seus relacionamentos. No entanto, muitas vezes, é difícil para nós compreendermos por que devemos perdoar uma pessoa que nos fez tanto mal, subestimou o nosso valor e desprezou os nossos sentimentos.

O padre Fábio de Melo compartilhou, recentemente, em seu perfil no Instagram, uma frase muito interessante sobre esse tema, que nos convida à reflexão: “O perdão é a cicatriz da ferida emocional. Não esquecemos, mas não dói mais.”

Seguindo a linha de pensamento do padre, podemos compreender que o que as pessoas fazem de mal para nós: mentiras, traições, desprezo, ingratidão e irresponsabilidade emocional abrem uma ferida em nosso interior, que arde dia após dia, tornando difícil caminharmos com segurança e alegria pela vida.

Provavelmente, todos nós já nos sentimos assim em algum momento. Fomos seriamente magoados por alguma pessoa e, por mais que tenhamos tentado seguir em frente, como se nada tivesse acontecido, sentimos que nossa energia e felicidade estavam sendo sugadas, impedindo-nos de avançar e conquistar os nossos objetivos.


Esse sentimento é negativo, e apenas piora com o tempo, por isso é muito importante encontrarmos uma maneira de nos livrar dele.

A melhor maneira de nos curar de todo mal que outras pessoas nos fizeram é perdoá-las. Ainda que não mude o que já aconteceu, o perdão nos permite, finalmente, libertar nosso coração de todos os sentimentos que guardamos por tanto tempo.

O perdão, pouco a pouco, restaura o nosso interior, faz-nos recuperar a confiança e a alegria, e abre para nós as portas de uma vida de muito sucesso e plenitude. Ele nos permite recomeçar, longe de todas as limitações que sugam a nossa felicidade.


Como diz o padre, ele é como a cicatriz para as nossas feridas emocionais, permitindo que elas se fechem e possamos seguir o nosso caminho devidamente curados. Dificilmente, nós as esqueceremos, mas seremos capazes de viver sem dor, porque nos demos a chance de deixar o passado para trás.

Perdoar pode não ser fácil, no começo, mas nos garante a oportunidade de uma vida melhor.

Manter o orgulho e nos recusar a deixar uma situação para trás apenas nos impedem de ser felizes no presente. Leve essas palavras com você e lembre-se sempre: perdoar não o obriga a conviver com quem o magoou, esse é um gesto que você faz por si mesmo, pelo próprio bem.

Compartilhe a reflexão em suas redes sociais!

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.