4min. de leitura

O pior pesadelo de um narcisista: um empata educado!

Alguns fatos são surpreendentes, então, prepare-se para o que eu vou lhe dizer, fora os narcisistas e sociopatas, os mais inteligentes são os empatas.


Muitas vezes, os empatas se envolvem em relacionamentos perigosamente próximos de serem abusivos, porque não devemos esquecer que o abuso emocional, senão o pior, é tão ruim quanto o abuso físico.

E também sabemos que os dois grupos, os narcisistas e os sociopatas, muitas vezes, exploram os empatas, em virtude da bondade que todos eles possuem.

Mas o que eles não sabem é que a bondade é uma escolha consciente que essas pessoas sensíveis fazem e se não o fizessem, eles teriam muito mais problemas do que poderiam imaginar.

Embora a crença geral é que os narcisistas e sociopatas são super inteligentes, o que distingue os empatas destes outros grupos não é apenas o seu quociente intelectual elevado, mas também a sua compreensão do mundo em termos reais, criatividade infinita e habilidades diplomáticas. Essas habilidades concedem a eles  o potencial de serem muito mais espertos que os outros.


Pelo que sabemos, os empatas são pessoas de coração amável que vivem a vida piedosamente, possuem um sistema de crenças e moral que obedecem religiosamente e têm profundo respeito aos sentimentos dos outros, sempre fazendo o melhor para não machucar ninguém com suas ações ou palavras, ao contrário do narcisista e do sociopata que fazem o que querem, sem considerar, nem por um segundo, o que outras pessoas podem sentir.

Embora um empata não seja o tipo que pensaria em ser desrespeitoso, o que poderia dar um jeito nestes grupos, na verdade, este é o seu trunfo.

Ver uma pessoa sensível quebrar seus protocolos para colocar uma pessoa egoísta e manipuladora em seu lugar seria um choque para todas as partes. O mesmo comportamento que o sociopata e os narcisistas praticam, sendo jogados de volta para eles. Isso causaria uma agitação em suas mentes e levaria a uma mudança em seu comportamento como eles estariam tentando recuperar suas posições sociais.

É verdade que a solução não é essencialmente devolver na mesma moeda a um agressor, mas o potencial que eles possuem não deve ser desperdiçado. Como sempre foi dito, é melhor prevenir do que remediar e, portanto, uma mudança de atitude agiria como uma medida preventiva bem-sucedida para o abuso emocional e ajudaria a beliscar questões maiores no relacionamento, antes que as coisas se tornem muito complicadas para se lidar.


____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Simple Capacity

Direitos autorais da imagem de capa: timonko / 123RF Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.