O poder da visualização: “quando você visualiza, você materializa”.



“Quanto maior for a crença em seus objetivos, mais depressa você os conquistará.”

Atletas de elite, grandes empresários, músicos, palestrantes, astros do cinema e mestres de várias áreas, visualizam os seus resultados antes de eles acontecerem.

Visualizar o resultado nada mais é do que você se imaginar alcançando o seu objetivo ou praticar mentalmente uma tarefa que, combinada à prática real, resulta em melhores desempenhos.

Existe um estudo que diz que visualizar o resultado pode ser quase tão eficaz quanto o treinamento físico.

A visualização nutre a sua crença sobre as suas capacidades transmitindo coragem e causando uma mudança generalizada no corpo e no cérebro.

“Quanto maior for a crença em seus objetivos, mais depressa você os conquistará.” – Maxwell Maltz

Imagine-se sendo capaz de aumentar em duas vezes o tamanho do seu braço combinando o exercício de musculação com a visualização. “Onde a mente pode chegar o corpo também pode” é uma frase muito forte que me faz acreditar que tudo é possível. Todavia, se a mente não estiver preparada para chegar a um determinado lugar, o corpo nunca chegará.

Sua mente consciente pode gerar um vasto poder de energia, se aplicada da forma correta.

Ao fechar os olhos imaginando desempenhar uma atividade perfeita, você manda informações poderosas para o subconsciente fazendo com que ele trabalhe para materializar o que você está pensando.

Quanto mais você repetir, mais forte se tornará o processo. A mente não sabe diferenciar realidade de fantasia.

“Quando você visualiza, você materializa”, disse o Dr. Denis Waitley, psicólogo e pioneiro em realizações humanas de alto desempenho dos Estados Unidos. Ele é responsável pelo “The Psychology of Winning”, série de programa de áudio mais ouvido no mundo sobre autodomínio.

Nas décadas de 80 e 90 o Dr. Waitley pegou o programa de visualização dos astronautas da Apollo e aplicou no programa olímpico com atletas de alta performance.

Ele ligou aparelhos sofisticados de auto feedback nos atletas, onde eles tinham que fazer a prova apenas na mente. Ele percebeu que, extraordinariamente, os músculos disparavam na mesma sequência que corriam na mente, como se estivessem correndo na pista. Fonte: The Secret, o filme.

O maior nadador do planeta, Michael Phelps foi treinado por Bob Bowman, que lhe ensinou a assistir “ao vídeo”.

Esse tal “vídeo”, era visualizar a execução perfeita do seu desempenho.

Através da visualização, Phelps se preparou rigorosamente para qualquer situação. Seja ela positiva ou negativa, mentalizando tudo que pode acontecer, tomando uma ação para cada imprevisto.

Arnold Schwarzenegger via o seu corpo primeiramente com os olhos da mente. Ele visualizava a massa do músculo desenvolvendo-se a cada exercício. Ele dizia que concentrar-se nessas imagens dava a sua mente e ao seu corpo uma tarefa clara, e uma meta bem definida pela qual lutar.



“Quando você tem a mente, pode colocar as coisas nos lugares de novo”, disse Morris E. Goodman, um empresário de sucesso que, através da visualização, voltou a viver novamente.

A data era 10 de março de 1981. Ele pilotava o próprio avião, um Cessna 172, quando o motor do avião perdeu energia e ele caiu em Cape Charles, Virgínia. Goodman foi parar no hospital completamente paralisado.

A medula espinhal foi afetada, quebrou a primeira e terceira vértebra cervicais, o reflexo de engolir foi totalmente destruído. Não conseguia beber, nem comer.

O diafragma foi completamente comprometido e Goodman respirava por meio de aparelhos. Os médicos lhe disseram que viveria de forma vegetativa e a única coisa que conseguiria fazer pelo resto de sua vida ― se é o que podemos chamar de vida ― era piscar os olhos.

Mas para ele o mais importante não era o que os médicos diziam, e sim o que ele pensava.

Enquanto o seu corpo parecia morto, a sua mente estava viva e brilhante. E dia após dia ele se imaginava curado e saindo andando do hospital. A sua visualização era perfeita.

A única coisa que ele tinha para trabalhar era a sua mente.

Oito meses depois, ele saiu andando do hospital deixando os médicos sem explicação. “Um milagre”, foi o que disseram. Fonte: The Secret, o filme.

COMO VISUALIZAR?

1 – Encontre um lugar tranquilo, para que não haja distrações. Pode ser em um ambiente aberto ou fechado. Evite o celular, fique sentado ou deitado. Se preferir, pode ouvir uma música que o faça fluir. Feche os olhos. Respire suavemente. Certifique-se de que o seu corpo está bem relaxado.

2 – Sinta a respiração. Inspire devagar, retenha o ar por 4 segundos, depois, solte-o lentamente. Repita 10 vezes. Deixe que a respiração o conduza. Não impeça os seus pensamentos – não se preocupe. Apenas relaxe.

3 – Caso você se distraia, volte sua atenção para sua respiração. Quando você não estiver mais preocupado em relaxar, você terá criado o estado mental favorável.

4 – Agora, respire normalmente e crie a imagem desejada em sua mente. Você pode imaginar e focalizar o que quiser.

5 – Capte o máximo de sensações possíveis: que roupa você está vestindo, quem está com você, que cheiro você sente, o que você ouve e onde você está. Inclua o máximo de emoções e sentimentos que puder em termo de sensações.

Repita o máximo que puder. Quanto mais você fizer, melhor será o resultado!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF/Imagens.






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.