poder das palavras

Já pensou no poder que as palavras têm?



A linguagem que utilizamos diariamente, dirige os nossos pensamentos e, de certa forma, ajuda a criar a nossa realidade, potencializando ou limitando as nossas capacidades.

As palavras que utilizamos têm um poder incrível, podem mudar o nosso dia, podem mudar os nossos resultados podem até mesmo mudar a forma como os outros nos veem.

A habilidade de usar a linguagem com precisão é essencial para uma boa comunicação, relacionamento com os outros e obtenção de melhores resultados.


Deixo-vos aqui alguma dicas fundamentais para melhorar a sua linguagem.

poder-das-palavras

1 – Evite usar a palavra “Não”

Ter atitude positiva é extremamente importante, por isso em vez de dizer o que não quer, diga antes o que você quer. A nossa mente processa imagens daquilo que pensamos e dizemos, daí a importância de dizermos aquilo que queremos, por exemplo, se eu disser “ Não pense no elefante cor de rosa”, automaticamente você pensa no elefante cor de rosa, certo!. Além disso quando utilizamos as palavras “não posso” ou “não consigo” , estas transmitem incapacidade pessoal.



2 – Evite usar a palavra “Tentar”

A palavra “Tentar” pressupõe a possibilidade de falha. Dizemos muitas vez vou tentar ser, fazer, ter…É importante eliminar a palavra “tentar” e dizer “Vou ser, Vou fazer, Vou ter…”, assim demonstra mais determinação.



3 – Evite usar a palavra “Mas”

O “Mas” nega tudo o que vem anteriormente. Por exemplo, “Hoje apetecia-me ir ao cinema, mas….“. Substitua-o pelo “E” quando indicado.


4 – Evite usar a palavra “Problema”


Substitua-a por “Desafio”. Quando utiliza a palavra “Desafio”, demostra que está disposto a superar e sente-se confiante . A palavra “Problema” transmite incapacidade, dificuldade em ultrapassar.


5 – Evite usar a palavra “Fracasso”

Substitua-a por “Resultado”. A palavra resultado, independentemente de ser positivo ou negativo, demonstra atitude positiva e aceitação.



6 – Evite usar a palavra “Espero”

Substitua-a por “Sei”. A palavra “Espero” suscita dúvida e enfraquece a linguagem, por exemplo “Espero conseguir fazer… “; diga antes “Eu Sei que vou conseguir fazer…”.



7 – Evite usar a palavra “Se”

Substitua-a por “Quando”. O “Se” transmite incerteza e ideia de desculpa. Por exemplo, “Se eu puder, vou.”; “Quando eu puder, vou”. O “Quando” transmite mais determinação e garantia.


8 – Evite usar as palavras “Devo”, “Tenho” e “Preciso”


Estas palavras pressupõem que algo externo controla a sua vida. Substitua-as por “Quero”, “Decido”, “Vou”, estas palavras definem pessoas com elevada auto-confiança, auto-controle e muito determinadas.


9 – Evite usar verbos no condicional

Substitua-os pelo Presente. Por exemplo, “Eu gostaria de agradecer a vossa presença!” diga antes “Eu agradeço a vossa presença!”. O verbo no presente fica mais forte e concreto.


O vocabulário que utilizamos é extremamente importante e diz muito sobre nós. Aprender a falar corretamente, positivamente e claramente é um caminho para o controle das nossas capacidades e pode influenciar em muito os nossos resultados.

SUPERE-SE!

***
VÍDEO: O PODER DAS PALAVRAS

Via: Ser Maior ***

8 dicas para alcançar sucesso

Artigo Anterior

O que torna as pessoas especiais

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.