O poder do olhar…

O olhar é algo fascinante, encantador, às vezes até perturbador, mas sempre com poder atraente. É um mistério e uma revelação ao mesmo tempo. Carregamos no arquivo de nossas lembranças o olhar sincero das memórias do passado entre nossas relações humanas e com a natureza.



Muitas vezes, não precisamos dizer nada para aprovar ou repreender ou ser aprovado ou repreendido, basta um olhar e entendemos tudo. Aliás, desde cedo “treinamos” involuntariamente nossa arte de interpretar olhares e emitir olhares.

Dizem que o olhar é a janela da alma… Uma expressão tanto repetitiva como verdadeira. É que os olhos transmitem o que se passa na essência, mesmo quando a boca diz o contrário.

As palavras têm sua importância, mas na arte de transmiti-las, muitas vezes, diminuímos o sentido do que realmente desejamos expressar, acabamos nos confundindo com os termos e sentindo falta da expressão certa que traduza a linguagem do coração. Além disso, existe um espaço entre o que falamos e o ouvido de quem nos escuta, e nesse espaço, nasce a interpretação, que nem sempre corresponde à realidade.


O poder da linguagem palavreada ou gestual é sublime e de uma força e importância gigantesca na nossa vida. Mas sabemos que um olhar pode reverter ou ampliar muito mais do que qualquer outra forma de linguagem.

Quando estamos com medo, nosso olhar denuncia, quando estamos apaixonados segue a mesma coisa. Quando estamos mentindo ou falando a verdade nossa expressão ocular traduz toda a essência do nosso sentir, fazer e pensar.

Nada substitui um olhar!


Juntem todas as palavras, todos os gestos, ainda assim um olhar trará mais informações contidas em si do que as outras formas de linguagem juntas.

É sempre preferível uma conversa olhos nos olhos, téte a téte, sentir e ver a pessoa em nossa frente ou em nossa companhia. Quando não podemos relacionar dessa forma, temos as outras linguagens ao dispor, as palavras e as imagens dentre outras.

No poder do olhar se encontra a janela para nossa centelha e nossa real e verdadeira essência e valor. Quando dizemos algo com nosso coração é através de nosso olhar que os outros reconhecem que estamos transmitindo pelo nosso órgão central e emotivo. Quando dizemos com a razão ou racionalidade também é pelo nosso olhar que as pessoas nos vêem e acreditam que nossas palavras são verdadeiras e reais, pois estão olho no olho conosco.

Nunca subestime o poder de um olhar! Nem que seja aquele assim meio de lado, aquele olhar 43, como já dizia Paulo Ricardo e sua Trupe do RPM.

Um olhar vale mais que mil palavras!

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.