ComportamentoColunistas

O poder do não: como uma palavra tão pequena pode mudar a nossa vida!

O poder do não como uma palavra tão pequena pode mudar a nossa vida

Muitas vezes falamos sim querendo na verdade dizer não. Se isso acontece com você, acho que já está na hora de rever os seus conceitos e atitudes.



Um não dado na hora certa, nos faz um bem danado. Ele tem um poder que nem nós mesmos imaginamos.

O não pode ser um indicador para o caminho a ser tomado. Muitos de nós somos solícitos e de bom coração, o que significa uma virtude, o problema é quando isso nos limita a uma resposta negativa.

Segundo os especialistas, a gente tem que avaliar o que é bom para nós e se vai trazer algum benefício ou não, se vai valer a pena. Não precisamos esperar acontecer para tomar uma decisão. O melhor a fazer é dizer não antes que aconteça.


Um não às vezes é muito difícil de dizer, mas muitas vezes é necessário. Quando estamos diante de alguma situação que vá nos prejudicar, por exemplo, o melhor a fazer é recusar. Às vezes uma recusa nos liberta, nos faz sentir melhor.

As pessoas não entendem porque de receber um não, mas muitas vezes elas também acabam se beneficiando. Ficar só passando a mão na cabeça não ajuda ninguém a crescer.

A necessidade da negativa é primordial em muitos momentos. Pense que estamos fazendo o bem dizendo um não.

Nós temos três necessidades básicas que são: ser amado e respeitado, ser ouvido e ter o direito de errar. Isso faz com que tenhamos apego e a necessidade de sempre estar agradando o outro. O que implica em nossa dificuldade com a negação. Sempre achamos que isso vai nos impedir de estarmos em contato com as pessoas porque vamos chateá-la. Mas isso é somente ilusões que criamos.


É importante que sejamos sinceros em nossas opiniões para não ficarmos frustrados. Quando nos abrimos sobre o que queremos somos mais felizes. Falar não faz parte disso tudo também. Mas sempre de maneira sutil e leve, nunca seco ou revoltado, porque isso não resolve nada.

O não na maioria das vezes pode se tornar positivo em muitas situações da nossa vida.

Ele é muito importante, pois nos permite dizer sim para aquilo que realmente nos acrescenta. O sim é uma dádiva que temos que aprender, assim como o não.

É uma palavra tão pequena, mas pode mudar a nossa vida. Ela nos dá uma sensação de liberdade.


Um beijo no coração de vocês!!

_____________

Direitos autorais da imagem de capa: byjeng / 123RF Imagens


Feche os seus olhos para fora e abra-os para dentro.

Artigo Anterior

Aceitar para tudo fluir…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.