O prazer de estar só…



Não espere por ninguém para ser feliz. Desperdiçar o tempo não é estar sozinho, mas sim, deixar de aproveitar a vida porque não tem companhia.

O prazer de estar só

Às vezes, estar sozinho significa estar com sua melhor companhia: você mesmo! E é possível aproveitar em muito a sua solidão com momentos felizes. São instantes em que temos a liberdade de fazer o que der na telha. Sem hora, sem culpa e em paz.

Existem diversas atividades que podem ser muito prazerosas se fizermos completamente desacompanhado. Aliás, nunca deixe de fazer algo por não ter companhia. Conhecer a si mesmo pode ser a melhor coisa que você vai fazer na sua vida.

Mas antes, 10 dicas para você aproveitar melhor a vida consigo mesmo:

10 – Cinema

Escolha a sessão no horário que ficar melhor para você, daquele filme que viu no trailer e ficou cheio de vontade de assistir. Compre pipoca e refrigerante sem se preocupar em engordar. Sente-se em uma poltrona que tenha a melhor visão da tela e, mesmo sozinho, tenha uma boa sessão. Aproveite sua pipoca, quiçá um chocolate, tome seu refrigerante sem culpa. Chore, ria, entregue-se ao filme. Saia do cinema com a sensação de dever cumprido e entenda que seu ou sua ex não faz a mínima falta.


9 – Cozinhar

Pense em algo que você ama comer e adoraria cozinhar. Pegue a receita na internet e vá ao supermercado. Compre bons ingredientes. Na cozinha, dê o play nas músicas que mais o animam e mãos à obra. Faça com carinho, com calma e com precisão. Cante enquanto cozinha. Sinta o cheiro da comida ficando pronta com água na boca. Coloque a mesa para um só, mas com sua bebida preferida. Pronto! Agora você já pode saborear aquele jantar maravilhoso que fez para si mesmo. Sem os amigos que estão mergulhados no trabalho ou a família que viajou. Só você e os anjos abençoando a sua refeição.


8 – Caminhar

Coloque aquela roupa leve e confortável, pegue seu fone de ouvidos e saia de casa no final da tarde quando a brisa começa a refrescar. Vá ao parque ou ao calçadão e coloque para tocar suas músicas preferidas. Pratique uma caminhada ou corra, aproveitando a paisagem e percebendo a natureza. Aproveite sua companhia para lhe fazer bem. Vá no seu ritmo e pratique o esporte pelo tempo que você quiser. Cansou, pare. Então, vá para casa preparar um suco delicioso da sua fruta predileta e mate sua sede sentindo como pode ser prazeroso estar apenas consigo mesmo.


7- Leia

Compre um livro que seja bom de ler, sobre algum assunto que lhe interessa ou uma história intrigante que o prenda e proporcione uma leitura prazerosa. Pode ser na rede, na cadeira de praia ou no sofá. Quem sabe até na varanda ou na cama antes de dormir. Mas que seja no silêncio da sua doce companhia. Esqueça quem poderia estar do seu lado, mas resolveu partir. A vida também pode ser bela com a cama inteira só para você.


6 – Meditar

Estique seu colchonete em qualquer lugar. Na frente de casa, na sala, na beira da praia, no alto da montanha. Coloque para tocar a música adequada que o ajude a relaxar. Conecte-se com a sensação suave da melodia e mergulhe dentro de si. Respire fundo e acalme o seu coração. Tire de dentro do seu peito essa pressa desnecessária que existe no dia a dia. Pode ser uma viagem ao seu interior solitária e assustadora, mas é extremamente recompensador entender o seu equilíbrio e o quanto você é maravilhoso mesmo quando sozinho.




5 – Música

Ligue o rádio do carro bem alto ou coloque os fones dentro do ônibus. Seja onde estiver, feche os olhos e desconecte-se do mundo a sua volta. Mergulhe no planeta música. Viva aquele momento. Sinta e cante a letra. Se estiver em casa, levante e dance, ou apenas deixe seu corpo ser levado conforme o som da música. De olhos ainda fechados, cante de novo e, quando acabar, ria de si mesmo sentindo a sensação de liberdade por não ter ninguém julgando sua atitude. Em sua companhia, apenas a alegria daqueles momentos muito simples, mas que podem deixar seu coração feliz.


4 – Vinho

Seja enquanto cozinha, lê um livro ou escuta música, sirva-se uma taça de vinho. Nem que seja para assistir a um filme no sofá de casa sozinho. Brinde consigo mesmo a alegria de ser você. Relaxe e esqueça tudo que o aborrece, todas as pessoas que algum dia feriram os seus sentimentos.  Saboreie o vinho e deixe-o e acalmar seu coração de todas as formas. Você já tem a si mesmo e isso é perfeitamente suficiente para ser feliz. O vinho será apenas a cereja do bolo.


3 – Praia

Por do sol é a melhor hora para sentar à beira do mar, sentir a brisa refrescante que alisa o rosto, enquanto o cheiro da maresia invade seus sentidos. Contemplar o mar é revigorante, ainda melhor com o sol descendo no horizonte, transformando a paisagem num degradê de cores. É cientificamente comprovado que contemplar a natureza faz bem à saúde. Você pode ter a companhia de um livro, um coco cheio de água ou sua playlist preferida. E só. Em paz com a natureza que inunda seu peito de calma em cada suspiro para lhe dizer que a vida pode ser incrível sem companhia, só basta abrir os olhos para dentro e, depois, para fora de si.


2 – Viajar

Ninguém precisa de alguém para ir ao Caribe, estar em Paris ou visitar os museus de Londres. Quer melhor companhia do que a Torre Eiffel ou o mar azul cristalino das ilhas caribenhas? Aliás, viajar sozinho pode ser ótimo para fazer exatamente aquilo que você quer, no horário que melhor lhe apetece, sem a preocupação com o outro, se ele está satisfeito, se prefere outro programa ou se pretende sair de manhã cedo, enquanto você ainda deseja dar mais uma dormidinha. Viajar sozinho nos reserva momentos magníficos com a gente mesmo e cria muito mais possibilidades de interagir e fazer amigos que você jamais imaginaria que pudesse encontrar.  Ou quem sabe um grande amor. Mas mesmo que ninguém interessante fique em seu caminho, as sensações e tudo que seus olhos viram durante a viagem ficaram gravados na sua memória para sempre. E azar de quem não foi junto.


1 – Converse com Deus

Procure um lugar onde você se sinta bem. Pode ser seu quarto ou um templo de sua preferência. Tire esse momento para si. Conte tudo a Deus. Faça suas perguntas e espere que a vida lhe dê as respostas. Ore pelo bem, pelos outros. Peça, sim, por livramentos ou ajuda para conquistar seus sonhos. Desabafe, coloque para fora suas angústias e até reclame um pouquinho, mas logo peça desculpas e agradeça. Permita que a gratidão tome conta do seu coração, e principalmente, deixe que Ele lhe mostre que sozinho, sozinho mesmo, você nunca estará!

___________

Direitos autorais da imagem de capa: yuriyzhuravov / 123RF Imagens






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.