Comportamento

O que a sua capacidade de se desculpar diz sobre sua personalidade

desculpas

Para alguns, engolir seu orgulho e se desculpar por erros cometidos é muito mais difícil do que para outros. E, de acordo com um estudo recente, a capacidade de uma pessoa a pedir desculpas (sinceramente) depende de seu tipo de personalidade.



A pesquisa, publicada na revista Personality and Individual Differences, examinou seis traços de personalidade: honestidade- humildade, emocionalidade, extroversão, afabilidade, consciência e abertura à experiência. (Juntas, essas características são conhecidos como o modelo HEXACO.)

Patrick Dunlop, da Universidade da Austrália Ocidental e sua equipe recrutaram 139 adultos, com idade média de cerca de 31anos. Os pesquisadores também pediram para aquelas pessoas recrutarem para o estudo alguém que conheciam há pelo menos um ano.

Cada um dos 139 pacientes passou por um teste de personalidade, e suas personalidades também foram classificadas pelos amigos que tinham recrutado. Os participantes originais também responderam a um questionário com perguntas sobre sua disponibilidade a pedir desculpas em determinadas situações.


Depois de olhar as respostas, os pesquisadores descobriram que as pessoas que tiveram maiores pontos em “honestidade-humildade” e “consciência” estavam mais propensas a pedir desculpas com mais frequência. Se você pensar sobre isso, os resultados fazem sentido, porque as pessoas de consciência tendem a ser eficientes e preferem se desculpar logo para poderem continuar com suas tarefas, e as pessoas honestas tendem a se desculpar prontamente por seus erros.

Surpreendentemente, as pessoas menos propensas a pedir desculpas foram as “pessoas agradáveis”, e os pesquisadores não sabem ao certo por que.

Isso é pura especulação, mas talvez porque quando admitem o erro, elas têm medo de manchar uma reputação de confiança.

Claramente, mais estudos precisam ser feitos, já que sabemos muito menos sobre a personalidade do transgressor do que a de quem perdoa, de acordo com os autores.


 

Fonte: Traduzido pela equipe The Secret (O Segredo) via Mind body green

8 maneiras naturais para impulsionar o seu metabolismo

Artigo Anterior

Aprenda como enxergar uma saída quando tudo parece perdido!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.