publicidade

O que as emoções negativas podem fazer conosco?

Emoções negativas neutralizam a capacidade de nos manter energizados e alinhados, elas aceleram o nosso esgotamento e começam a causar tanta desarmonia que nos causa doenças devido à somatização.



A nossa mente se torna muito barulhenta por vários fatores, dentre os quais precisamos destacar as situações mal resolvidas, memórias conflituosas, sequestros emocionais e sentimentos inferiores.

Quando estamos em certos ambientes ou com algumas pessoas, entramos em sintonia com as suas emoções e acreditamos que estamos sendo atacados energeticamente. Na verdade, o incômodo vem por encararmos um espelho. Portanto, quanto mais rápido percebermos essas emoções negativas melhor, para que possamos eliminar as toxinas deixadas por elas e ainda voltar à harmonia mais rapidamente.

Fomos condicionados a ser reativos, na verdade, espelhamos tudo o que aprendemos e, para quebrarmos um padrão destrutivo, é necessário muita disciplina.


Reprimir um sentimento ou emoção não é o melhor caminho, aliás, dessa forma, também gastamos energia fazendo força contrária. Isso acontece porque não sabemos lidar com nossas sombras e esconder ou não querer encará-las dificulta a autocura.

Autoconhecimento

É por meio do autoconhecimento que lidamos com nossas emoções. Uma boa prática é reconhecê-las, sem julgamento, compreendendo-nos, acolhendo e procurando soluções racionais, assim nos equilibramos, agindo com inteligência emocional.

O diálogo interno e as seguintes perguntas auxiliam nesse processo:

  • Quais são as minhas emoções negativas?
  • Quando elas aparecem?
  • Onde?
  • Quem as provoca?
  • Por quê?
  • Quais as sensações antes, durante e depois delas?
  • Qual seria a resposta mais adequada?
  • Como seria minha vida agindo com esse novo padrão de pensamento e emoção mais elevado?

 


Direitos autorais da imagem de capa: Fabian Albert/Unsplash.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.