publicidade

O que é domingo de ramos:

O Domingo de Ramos é o dia que marca o início da Semana Santa. A sua celebração é para lembrar a chegada de Jesus em Jerusalém.

Sua entrada triunfal foi festejada pelo povo, que com alegria aclamava pelo Messias, o Salvador.



Como era de costume naquela época, o povo de Jerusalém forrava o chão com suas vestes para a passagem de pessoas importantes. Para mostrar sua humildade, Jesus montou um jumento para chegar em Jerusalém.

O povo, como de costume, forrou o chão com suas vestes e também ramos de palmeira para a passagem de Jesus. Enquanto ele ia passando, todos gritavam e aplaudiam, pois tinham visto o milagre da ressurreição de Lázaro há poucos dias e tinham certeza que aquele que chegava era o Enviado do Senhor, o Messias, o Salvador, anunciado pelos Profetas há tempos. Eles pensavam que Jesus era um político, alguém que os salvaria e tiraria Israel das garras e do poder de Roma. Eles pensavam que Jesus era um rei terreno, passageiro.

Pois bem, Jesus era sim um Messias (Libertador), mas de um inimigo muito maior: o “pecado”. Ele já sabia que o povo que festejava sua chegada era o mesmo povo que o condenaria mais tarde, pois não entenderiam o objetivo do Seu Reinado.


Quando o povo de Jerusalém percebeu que Jesus era o Rei do Amor, da humildade, da paz e do perdão, e que não tinha vindo para tirar o poder de Pilatos, começou a acusá-lo de impostor, de mentiroso e viraram-lhe as costas. E, assim, pediram a condenação e a morte de Jesus, por isso Ele foi crucificado na sexta-feira.

Então, agora já dá para entender porque o Domingo de Ramos é o primeiro dia da Semana Santa e o último domingo antes da Páscoa.

Como é a celebração de Domingo de Ramos

Nessa celebração, os fiéis levam ramos de palmeira, alecrim ou outros modelos. O que importa mesmo é celebrar a alegria da chegada de Jesus e a bênção dos ramos, que depois são levados para casa. Acredita-se que o ramo possui o poder de nos fazer nos sentir mais perto de Jesus e algumas pessoas acreditam, por exemplo, que durante uma tempestade, queimando esses ramos, ela ficará mais branda.


A Procissão de Ramos serve para refletirmos que, como cristãos, estamos numa peregrinação a caminho da vida eterna com Deus. A Missa de Ramos deve nos fazer refletir sobre o sofrimento da Paixão de Jesus, a traição de Judas; o Seu sangue com suor derramado na Cruz para nos salvar.

No Domingo de Ramos, imitamos Jesus e entregamos nossa vida e nosso espírito a Deus, Nosso Senhor.

Vamos levar nossos ramos para celebrar a entrada alegre e festiva de Jesus em Jerusalém e ao chegar em casa com esses ramos bentos, deixá-los à vista para nos lembrar de tudo o que aprendemos com Jesus.

O amor ao próximo é a principal mensagem do domingo de Ramos. Não vamos julgar o outro, mas sim, ouvir sua história e ajudá-lo a superar as dificuldades.

Vamos amar e respeitar a todos, independente de crença, raça ou gosto pessoal. Essa é a lição desse dia tão especial.

____________

Direitos autorais da imagem de capa: designpics / 123RF Imagens

 

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.