Bem-Estar e SaúdeColunistas

O que é periodonto?

Hoje vou falar a vocês sobre o Periodonto.



Em Odontologia, Periodonto é nome dado a todos os tecidos envolvidos na fixação do dente ao osso.

O Periodonto é uma estrutura dinâmica composta por tecidos que apoiam e envolvem os dentes.

Esses tecidos incluem a gengiva, o ligamento periodontal, o cemento e o osso alveolar.


A composição do Periodonto em linhas gerais é a seguinte:

Gengiva

A gengiva cobre o processo alveolar e é o único dos tecidos periodontais, que sob condições saudáveis, é diretamente visível à inspeção. A gengiva saudável é cor-de-rosa pálido mas as variações são comuns dependendo da densidade e quantidade de queratina. Tem algumas subdivisões que serão discutidas em outra ocasião.



Ligamento periodontal

O ligamento periodontal conecta o dente ao osso alveolar, e está  situado no estreito espaço entre o osso e o elemento dental. Funciona basicamente como amortecedor de forças. Fica ligado desde o osso até o cemento dentário.



Osso alveolar:

O processo alveolar esta presente onde há um dente irrompido.Existe tanto na maxila qanto na mandíbula.Se forma a partir da erupção dentaria.A perda de um elemento dental faz com que o processo alveolar seja reabsorvido pelo próprio organismo num processo de reorganização óssea. O local onde o dente fica inserido chama-se alvéolo.


Cemento


O cemento cobre a raiz do dente, assegurando a sua estabilidade.

A função do Periodonto é a de manter o dente junto ao tecido ósseo dos maxilares e conservar a superfície da gengiva inserida aos processos alveolares subjacentes.

O Periodonto também é chamado de tecido de inserção ou de tecido de  suporte do dente e estabelece uma unidade funcional biológica e evolutiva que sofre modificações de acordo com a idade, com a perda de um ou mais elementos dentais e também com variações hormonais que ocorrem ao longo do  desenvolvimento do indivíduo.

Periodontia  (peri: em volta de, Odonto: dente) é a ciência que estuda e trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes. Este aparato é formado por osso alveolar, ligamento periodontal e cemento. As alterações patológicas do periodonto são chamadas Doenças Periodontais tais como Gengivite e Periodontite e serão esclarecidas numa próxima oportunidade.


5 sinais de que uma pessoa “Agradável” secretamente tem intenções cruéis:

Artigo Anterior

É assim que cada signo do zodíaco reage quando está furioso:

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.