publicidade

O que é ser um verdadeiro mestre?

Por detrás de cada herói há um mestre, um mentor, um professor para a vida. Não há exceções, todas as figuras que admiramos seguem os ensinamentos passados por alguém igualmente nobre e sábio.



Não acredito que exista hierarquia entre professor e aluno. Apesar de nos terem ensinado na escola a baixar a cabeça e ouvir o que quer que nos estejam a ensinar, isso assemelha-se mais a uma ditadura que a ensino propriamente dito.

Pelo menos na minha opinião, as coisas verdadeiramente importantes são aquelas que aprendemos ao longo da vida, sem contar. Respostas que surgem que sempre quisemos saber, mas que, sem procurarmos, vieram até nós.

Estas respostas adquirem um valor ainda mais magnífico quando são proferidas por alguém que amamos e respeitamos, ou alguém que simplesmente consideramos um exemplo a seguir.


O QUE É SER UM VERDADEIRO MESTRE - FOTO DE CAPA E FOTO 01

Dizem que as velhas gerações devem dar lugar às novas, que aqueles com mais experiência devem recuar e deixar os mais novos dominar o Mundo.

Descarto este pensamento. Vejo pessoas, e não idades, contextos sociais, raças. Nada disso tem relevância para o que uma pessoa nos possa ensinar.


Quando conheço alguém, não vejo a pessoa – sinto-a.

Há pessoas espetaculares, que pela sua experiência de vida e maneira de a transmitir, imprime em toda a sua essência um ensinamento completamente único. Estes indivíduos são os meus mestres ao longo da vida.

Aqueles que pensaram por si mesmos, e que me ensinaram a fazer isso também. Não me disseram: “sê como eu”, pois isso é impossível. Viram em mim o meu futuro, não propriamente as experiências que terei, mas como serei como pessoa, como participante na minha vida e no Mundo.

Na escola, nunca me apeguei especialmente a um professor. Não me reconhecia em nenhum deles – exceto um.

Fiquei fascinada pela sua personalidade, e a maneira como a transmitia durante as aulas. Aquelas aulas de música não eram apenas repetições do que já se sabia sobre música – era algo completamente novo: era ele a dar as aulas pela sua perspetiva.

Entretanto o meu tempo de escola acabou, mas soube mais tarde que ele dava aulas de guitarra. Foi aí que realmente tomei consciência do impacto que a presença de uma pessoa tem, a ensinar aquilo que é a sua paixão.

Um professor que ensina um conjunto de regras, repete citações de livros, transmite slides de imagens ultrapassadas, não passa de uma marioneta, um robô.

O QUE É SER UM  VERDADEIRO MESTRE - FOTO 02

Porém, um indivíduo que conta as suas próprias histórias em relação ao que está a ensinar, nos inspira a vivermos histórias como essas, a aprender ao vivo e a cores através da experiência…é um mestre.

Todos nascemos com a habilidade de mestre. Não é preciso ser “bom o suficiente” ou ter um título para ensinar. Ensinar é viver, com a nossa própria marca.

Todas as pessoas têm aqueles que passam pelas suas vidas, e os marcam com palavras que ficam para sempre. Presenças que nunca serão esquecidas, e que ao fazermos aquilo que eles tinham dito que iríamos fazer, sorrimos.

Certa vez disse à minha psicóloga: “Agora sinto-me numa perspetiva mais alta, e consigo amar-me a mim mesma e ser feliz com o que já tenho.” E ela sorriu tal como na nossa primeira consulta de há dois anos atrás. Veio-me um flash, e respondi, como que a ler-lhe o pensamento: “Você disse-me que ia ser exatamente assim, mesmo eu estando num lugar totalmente oposto do que estou agora!”

Professores iluminados, por terem passado por um percurso que terminou em vitória, felicidade e sucesso, vêem o mesmo resultado nos seus alunos. Tudo é possível, e se aconteceu comigo, pode muito bem acontecer contigo.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.