publicidade

O que fazem os estudantes de sucesso para aprender mais em menos tempo?

Ao passar por uma profunda reflexão sobre meus métodos de estudo após o primeiro ano de Bacharelado em Física, eu descobri quais eram os segredos dos estudantes de sucesso. Vou te contar quais são esses segredos:

Quando eu comecei a identificar os padrões de estudo dos estudantes excepcionais, notei que o que faz a diferença é a aprendizagem permanente.



A aprendizagem permanente é um pré-requisito fundamental para aplicação posterior de qualquer método ou técnica de estudo.

Na realidade, as técnicas de estudo ajudam muito, mas sem uma base construída para aprender, essas técnicas não levam à excelência, como eu mesmo já havia experimentado no primeiro ano da graduação. confira no primeiro artigo essa história.

O que eu fiz após a descoberta? Modelando os estudantes de sucesso, pude identificar quatro pilares que, seguidos sistematicamente, levam realmente ao sucesso absoluto nos estudos.

Mais tarde, eu confirmei, durante minhas pesquisas na pós-graduação, que esses quatro pilares se alinham com o modo de funcionamento do nosso cérebro e são fundamentais para o aprendizado duradouro.


Acabei chamando esses quatro pilares de Os 4 segredos dos estudantes de sucesso. Embora seja uma maneira poética de referir-se aos padrões dos estudantes de sucesso, o termo faz muito sentido, porque muitos estudantes excelentes usam os 4 segredos sistematicamente e nem tem consciência de que o fazem.

Você deve estar curioso, então, eu vou revelar Os 4 segredos dos estudantes de sucesso:

1) Revisão da aula ou palestra realizada no mesmo dia em que foi ministrada;
2) Ritmo constante e repetido do estudo, dia a dia, mês a mês e ano a ano;
3) Noites regulares de sono;
4) Motivação.

Parece simples demais? Confesso que fiquei realmente incrédulo ao perceber que os melhores estudantes sempre seguiam essas ações simples. Mas, naquela altura do campeonato, em que eu já havia experimentado praticamente todas as técnicas de estudo, não custava nada tentar os 4 segredos.


E qual foi a minha surpresa? Ao começar a aplicá-los, a partir do segundo ano da graduação comecei a ter resultados extraordinários, semestre após semestre, e de forma crescente.

O que era mais incrível é que comecei a aprender novas informações e elas permaneciam sólidas e disponíveis para quando eu precisava usar. Essa descoberta realmente mudou minha trajetória acadêmica e me proporcionou não só me tornar um estudante de excelência, mas realizar muitas outras atividades ao mesmo tempo e ainda ter tempo para família e lazer.

Você já imaginou estudar menos e aprender mais?

No próximo artigo eu vou revelar como consegui estruturar um método de estudo com base nesses 4 segredos dos estudantes de sucesso, que nos proporciona uma melhora extraordinária nos resultados dos estudos e aprendizagem.

 

____________

Direitos autorais da imagem de capa: NejroN / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.