publicidade

O que fazer quando está triste? conheça 10 dicas preciosas!

A tristeza é um sentimento muito comum para todos. Existem muitas situações capazes de deixar a gente para baixo e, às vezes, essa sensação é tão forte que passamos a não ter inspiração para fazer nada.

Porém, precisamos dar um chega pra lá nessa emoção e voltar a focar em coisas boas e que nos animam. Não podemos dar liberdade para sermos consumidos por essa sensação.



Descubra aqui o que fazer quando está triste e recupere a sua felicidade!

10 dicas sobre o que fazer quando está triste

1 – Comprar um diário – Apesar dessa dica parecer algo que uma pré-adolescente faria, ela é super válida. Quando se escreve o que está sentindo ajuda a aliviar um pouco a pressão. Assim, você poderá desabafar e não guardar todas as reclamações, ou tristeza que está sentindo. Mas lembre-se: é necessário escrever todos os dias para não haver um acúmulo de sentimentos negativos.


2 – Sorria para a vida – Nessa situação pode ser difícil encontrar um motivo para sorrir, não é mesmo? Porém, você precisa se esforçar para que isso aconteça, mesmo que seja forçado no começo. Assista a um filme ou a um vídeo engraçado, converse com os amigos ou sorria para estranho. O importante é rir, pois quando damos risadas, nós tiramos um pouco da tristeza que vive na gente, e isso faz bem para você e para o seu humor.



3 – Exercite-se – O foco nesta dica não é para você alcançar um padrão de beleza. É apenas um lembrete de que se você começar a caminhar, correr, pedalar ou até mesmo dançar, sua vida se manterá saudável. As endorfinas que o seu corpo libera quando você pratica exercício fazem seu humor melhorar e ainda alivia o estresse.


4 – Distraia-se – Por mais difícil que pareça, encontre outros focos para a sua atenção. “Mente vazia é oficina do diabo”, já ouviu esse ditado? Então, é porque quando estamos sozinhos nessa situação de mágoa pensamos em muitas coisas negativas. Vá ouvir algumas músicas, conversar com os amigos, dançar, ver filmes e até ler livros. Essas coisas lhe farão bem e manterão sua mente ocupada.


5 – Ler traz felicidade – Quando você é capaz de criar algo em sua mente que possa levá-lo para outro lugar, consegue se distanciar de todos os seus problemas. A leitura tem esse poder, mesmo que apenas por alguns minutos. Ler um bom livro irá prender toda sua atenção e assim você pode começar a esquecer um pouco da sua realidade, desestressando de todas as dores de cabeça da semana. Sem contar que, para você que está se perguntando o que fazer quando está triste, esse acaba se tornando um ótimo passatempo.



6 – Confie nas pessoas – Dê uma chance para os seus familiares e amigos, as pessoas que você tem certeza que querem o seu bem. Converse sobre o que sente e eles vão  ajudar da maneira que puderem. Se o motivo da sua tristeza for por causa de alguém que o decepcionou, não fique pensando que porque uma pessoa magoou você, que as outras também irão. Procure se aproximar de quem lhe quer bem e conte com o apoio deles.


7 – Faça algo espontâneo – Se você vem sentindo essa tristeza há um tempo, que tal mudar essa rotina? Talvez seja essa mesmice que vem te fazendo mal. Visite um amigo, vá almoçar com sua família, faça viagens e se permita viver novas experiência. Porém, espontaneidade não é sinônimo de decisões impulsivas. Pense bem sobre o que vai fazer, e não se deixe levar por coisas que você sabe que são prejudiciais para a vida.


8 – Socialize – Quando você estiver se perguntando o que fazer quando está triste, lembre-se de que umas das melhores respostas é “sair e se divertir”. Pode parecer difícil, pois as vezes você simplesmente não quer ver ninguém. No entanto, quando você se permite conhecer pessoas novas, passar uma noite com os amigos, e mudar o seu cenário atual, você abrirá sua mente e vivenciará coisas que nunca imaginou, e neste novo rumo poderá se encontrar.


9 – Chorar não faz mal pra saúde – Pode parecer estranho encontrar um tópico falando para chorar quando está procurando o que fazer quando está triste. Mas é isso mesmo, chore! Essa atitude traz alívio, o que o deixará relaxado. Isso vai melhorar o seu humor e não vai reprimir os seus sentimentos. Está com vontade de chorar? Solte suas lágrimas! Caso você perceba que não consegue controlar as lágrimas, esse problema de tristeza é capaz de ser algo mais grave do que você pensa. Então, fique atenta!


10 – Diferencie tristeza de depressão – Diferente da mágoa, a depressão não apresenta um motivo externo perceptível. Esse sentimento que o deixa para baixo é algo que, ao longo do tempo, você sabe que passa. Já a depressão se trata de um problema mais sério que afeta o humor, o sono, o peso corporal e até o apetite. É importante diferenciar os dois, pois a solução para ambas são bem diferentes.

_________

Direitos autorais da imagem de capa: antonioguillem / 123RF Imagens

 

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.