FelicidadeO SegredoRelacionamentos

O que não pode faltar numa relação

o que não pode faltar numa relação

Nos dias de hoje, as relações tornaram-se muito superficiais. As pessoas estão mais atraídas por olhares, aparência, dinheiro ou status e ignoram outros valores mais importantes.



Por outro lado, quem não está interessado nesta superficialidade também não está atento aos sinais vermelhos, aos padrões de comportamento com os quais não vai conseguir lidar a longo prazo e ainda acredita que o amor é suficiente ou que o outro pode mudar com o compromisso.

Além disso, também encontro a crença errada relacionada ao amor à primeira vista. Ainda se acredita que quando se sente um sentimento muito forte, que isso é um sinal da intuição ou do destino e na maioria dos casos é exatamente o oposto. Isso é apenas “hormonas aos pulos”, padrões inconscientes ou simplesmente alguém parecido com o teu pai ou com a tua mãe.

Infelizmente, quando não se tem em conta determinados aspetos e ao mesmo tempo a pessoa está carente ou incompleta em si mesma, ela pode anular-se na relação ou a relação acabar por terminar e em alguns casos deixar uma ferida emocional que transita para as outras áreas da sua vida, bem como para as relações futuras.


Ter uma relação a dois exige alguma flexibilidade e cedências de ambas as partes, já que são diferentes personalidades, interesses e necessidades que podem entrar em conflito. No entanto, existem requisitos que não podem entrar na mesa de negociação.

Um dos segredos para a criação de uma relação fantástica é saber onde te estás a meter antes de assumir um compromisso e, principalmente antes de te envolveres emocionalmente e sexualmente de uma forma mais profunda.

Tal como diz o Dr. Marshall: “A perda pode ser negociada, e as reputações podem ser reparadas. Mas a vida não pode ser revivida. Portanto, verifica se estás a viver com a pessoa certa. ”

Por exemplo, se valorizas a honestidade nos teus relacionamentos, mas o teu parceiro está sempre a mentir-te, como é que podes ter um relacionamento saudável com alguém, cujo comportamento vai contra a essência de quem és? Um outro exemplo é se a integridade for um dos teus valores. Neste caso, quando o teu parceiro te diz que vai ligar e não liga ou não cumpre regularmente com o que diz em palavras, como vais conseguir viver com essa inconsistência?


Todos nós temos necessidades num relacionamento e estas necessidades podem ser negociadas e obter-se uma solução que favoreça ambas as partes. Podem ser necessidades funcionais que dizem respeito às rotinas diárias, ou seja organização, limpeza e estabilidade financeira ou necessidades emocionais, tais como a necessidade do toque, afeto, telefonemas ou lembrança de aniversários.

Mas, existem requisitos que não podem ser negociáveis, pois estão relacionados com os teus valores. São requisitos que devem estar presentes para que te possas sentir em casa, em segurança e preenchido na tua relação. Estes valores vão permitir uma maior abertura, expansão e que o melhor de ti sobressaia.

Assim, estes valores não podem ser comprometidos, porque isso vai significar que vais ter uma área da tua vida na qual não te vais sentir satisfeito e que mais tarde ou mais cedo vai resultar numa relação fracassada.

É muito importante conhecer os teus requisitos que não são negociáveis, pois a tua integridade só pode ser comprometida por um curto período de tempo. É impossível ter um relacionamento saudável, feliz e duradouro se não se estiverem a viver os nossos valores dentro da relação.


Evitar uma separação dolorosa é mais sensato do que ter que se libertar de um relacionamento que está a desmoronar. Contudo, se entenderes ignorar os sinais e ires em frente é humano e não te culpes por isso. Quando a fantasia morrer e te perguntares o que aconteceu, podes verificar que os teus requisitos não existiam na relação e isso serve de lembrete para as relações seguintes. Eles servem para te lembrar quem és, o que queres e o que não queres.

Quando sabes o que queres e não comprometes isso em troca do que está abaixo do teu valor, assumes controlo da tua vida e da tua felicidade. Vais deixar de perder tempo com relações que te desgastam e passar a criar mais oportunidades para conseguir a relação que te preenche.

 

___


Clarisse Cunhaperfil

Curiosa, questionadora e irrequieta levanta-se todos os dias a pensar no que vai partilhar.

Comunicar com os outros tornou-se na porta de acesso à sua essência. Além de colaborar com O Segredo podes deixar-te inspirar pelas suas palavras no seu site (clarissecunha.com) e instagram (@cunhaclarisse).


O poder dos amores não realizados

Artigo Anterior

Os seus companheiros de vida te amam como você é

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.