ComportamentoMúsica

O que o seu gosto musical revela sobre sua personalidade e pensamentos:

O que o seu gosto musical revela sobre sua personalidade e pensamentos

Nosso gosto por música pode influenciar tudo, da maneira como atuamos até a forma como nos vestimos ou, na verdade, é a música que escolhemos para ouvir que reflete nossas personalidades?



A maioria das pessoas curtem uma variedade de músicas. Seus players possuem uma variedade altamente individualizada de múltiplos gêneros musicais. Mas eles também têm um ou vários gêneros que se identificam mais com eles. E esses gêneros, de acordo com alguns estudos, também fala sobre as pessoas.

Diferentes gostos musicais e traços de personalidade semelhantes.

Pense em um momento em que alguém insultou seu músico ou banda favorita. Sentiu isso como um ataque pessoal? O professor Adrian North, da Universidade da Heriot-Watt da Escócia, acredita que isso é porque usamos a música como uma extensão de nossas personalidades. Somos atraídos por certos gêneros porque nos relacionamos com eles de alguma forma. Ao longo dos últimos anos, ele realizou um estudo mundial que liga o gosto musical aos traços de personalidade. Em uma pesquisa on-line, North pediu aos participantes para avaliar mais de cem gêneros e, em seguida, responder perguntas baseadas na personalidade. Ele usou as trinta e seis mil respostas recebidas até agora para formar algumas hipóteses sobre os fãs.


As descobertas de North revelam alguma verdade nos estereótipos, como os fãs de dança são criativos e os fãs dos clássicos são introvertidos, mas também desafiam alguns outros. Por exemplo, as pessoas que gostam de rock / heavy metal costumam ser rígidos, mas as pesquisas sugerem que elas são mais gentis e mais tranquilas. Há também algumas semelhanças entre gêneros que não parecem combinar tão bem, como rock / heavy metal e reggae. Os tipos de gênero podem variar de forma selvagem, mas isso não significa que seus fãs não consigam encontrar um terreno comum, pelo menos, quanto à  personalidade. Encontrar a verdade nos estereótipos de fãs  


A verdade sobre os estereótipos dos fãs

Peter Rentfrow, professor assistente da Universidade de Cambridge, também acha que a personalidade tem muito a ver com as preferências musicais. Em um estudo de 2003 intitulado “The Do Re Mi’s Everyday Life: The Structure and Personality Correlates of Music Preferences”, Em português, “A vida cotidiana de Do Re Mi: Estruturas e personalidades correlacionados com o gosto musical”, ele e Sam Gosling, professor da Universidade do Texas em Austin, apresentaram quatro categorias de música: Reflexivo e Complexo (Blues / classical / folk / jazz), Energético and Rítmico (hip hop / dance), Otimista e convencional (religioso / country / pop) e Intenso e Rebelde (heavy metal / rock / rock alternativo). Eles descobriram que aqueles que caíam em um grupo em relação ao outro tinham algumas características comuns.


  • . Energético e rítmico: Confiante, liberal, gregário, atlético, boa autoestima;
  • . Otimista e convencional: Confiante, trabalhador, boa autoestima, útil, confiável, politicamente conservador;
  • . Reflexivo e complexo: Mente aberta, politicamente liberal, criativo, inteligente, tolerante;  

  • . Intenso e rebelde: Atlético, enérgico, aventureiro, inteligente, inquisitivo

Rentfrow e Gosling realizaram uma série de estudos conjuntos sobre música e personalidade. Em 2007, eles testaram se estereótipos sobre gêneros musicais e fãs têm alguma relação para eles, cujos resultados foram publicados em uma revista de psicologia e música. Primeiro, eles pediram a setenta e quatro pessoas uma série de questões relacionadas à personalidade e depois  disse-lhes para listar suas dez canções favoritas. (Os voluntários também tiveram uma semana para mudar suas escolhas). Foram feitos setenta e quatro CDs das dez canções dos participantes, distribuídos para oito pessoas, que foram convidados a adivinhar a natureza dos voluntários, com base em suas seleções de músicas.

Curiosamente, os oito observadores previram com precisão as características das personalidades em questão. Eles se saíram melhor do que os entrevistados em estudos anteriores onde utilizavam fotos e vídeos para indicar as personalidades.



Canções que representam o teste do tempo

Uma vez que os participantes eram estudantes universitários, é possível que a idade faça a diferença quando se trata de gêneros que predizem personalidades. À medida que envelhecemos, a música tende a nos definir menos e nossos gostos variam mais. E isso, provavelmente, tem muito a ver com o fato de que nossas personalidades mudam ao envelhecer também. À medida que nos desenvolvemos, nossos gostos musicais evoluem junto conosco. Mas, embora ouvimos diferentes gêneros musicais, talvez todos nós tenhamos, pelo menos, um que traga mais significado para nós, do que outros. É o tipo de música que mais nos relacionamos, seja através de letras sinceras, ritmo agressivo ou o suave fio de uma única guitarra.

Qualquer coisa que possamos incorporar em nossas vidas pode ser considerado um indicador de personalidade, mas a maioria de nós, mantém a música muito mais perto do nosso coração do que fazemos roupas ou decorações de interiores. Então pense duas vezes antes de questionar ou insultar o gosto dos outros em música. As possibilidades são de que eles levem isso para o lado pessoal, e com base nos achados dos estudos acima mencionados, eles podem estar certos.


_______

Referências:  care2  –   care2

 

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Mystical Raven


Não se case antes de fazer essas coisas:

Artigo Anterior

10 sinais de que você é uma pessoa intuitiva, mas não sabe:

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.