ComportamentoReflexão

O que os outros pensam sobre você reflete quem eles são, não quem você é

o que os outros pensam

Todos os dias, nós enfrentamos o julgamento de outras pessoas, não importa o quanto nos esforcemos para fazermos o nosso melhor.



Da mesma maneira, muitas vezes também tendemos a julgar outras pessoas, sem ao menos conhecê-las ou entender os seus motivos. Esse é um hábito muito tóxico que nos prejudica de dentro para fora, e pode afetar nossa qualidade de vida e criação de relacionamentos.

Se sabemos o quanto os julgamentos podem ser prejudiciais, por que fazemos com que sejam tão presentes em nossas vidas? Você já parou para pensar sobre isso?

A resposta é muito simples, recorremos aos julgamentos porque é mais fácil julgar uma pessoa do que tentar compreendê-la, colocar-se em seu lugar. Estamos mais preocupados com nós mesmos, queremos ser compreendidos e apoiados, mas raramente fazemos o mesmo pelas pessoas ao nosso redor.


O medo de julgamento pode fazer muitos de nós abrirmos mão de nós mesmos

Aqueles de nós que possuem mais dificuldade em se aceitar como são muitas vezes podem acabar se tornando alguém que não são, apenas para silenciar julgamentos, mas o fato é que isso nunca tem fim. Não importa o que façamos, sempre haverá alguém para nos julgar, e é por isso que não podemos colocar nossa felicidade nas mãos de outras pessoas.

O que os outros pensam sobre nós tem mais a ver com eles do que com nós mesmos. Isso porque, quando uma pessoa nos julga e expõe sem antes tentar nos conhecer e compreender nossos pontos de vista, ela está demonstrando quem realmente é: uma pessoa insegura que se sente melhor falando sobre outras pessoas do que sobre a si mesma.

As pessoas que criticam sem conhecer não compreendem ou não querem aceitar


Na grande maioria das vezes, as pessoas que nos julgam não sabem nada sobre as nossas vidas, e por isso não conseguem entender as escolhas que fazemos. Elas são arrogantes e pensam que são donas da verdade, mesmo sem compreender a situação como um todo. Outras vezes, as pessoas enxergam na gente as falhas que existem em si mesmas e que não querem aceitar e melhorar.

Estratégias para lidar com as críticas

As críticas podem ser difíceis de lidar, especialmente quando vêm acompanhadas de desrespeito. Apesar de nem sempre podemos evitar ser criticados, podemos aprender estratégias que nos ajudem a lidar com essas situações de maneira sábia, de modo que não nos afete tanto.

Confira abaixo 3 estratégias para lidar com as críticas:


1. Coloque-se no lugar de quem o critica

Mesmo nos momentos em que somos criticados por alguém, podemos ter uma atitude empática e tentar entender o que leva a outra pessoa a nos criticar. Ela pode estar passando por alguma situação difícil que nada tem a ver conosco e não sabe como lidar ou algum outro problema. De qualquer maneira, é melhor não levarmos as palavras da outra pessoa para nossos corações, porque isso apenas nos faz mal.


2. Compreenda que as críticas são apenas um ponto de vista, e não o definem


Lembre-se de que quem define o seu valor é você, com suas atitudes. O que outras pessoas falam é apenas um ponto de vista delas, e como lembramos, tem mais a ver com elas do que com você. Portanto, encare as críticas como apenas uma opinião no meio de muitas outras. Aprenda com o que lhe falam, seja bom ou ruim, mas saiba que, no final do dia, o que importa é o que está em seu coração.


3. Retribua a crítica com positividade

Quando as pessoas nos fazem críticas com o intuito de nos ofender, o melhor que podemos fazer é ignorar, porque sua intenção não é nos ajudar a evoluir, apenas espalhar negatividade.  Portanto, o melhor a fazer é retribuir suas ofensas com positividade, com um sorriso no rosto. Muitas vezes, a situação ficará mais crítica e teremos que estabelecer limites para o nosso próprio bem. O que não podemos permitir é que os comportamentos negativos de outra pessoa nos atinja e afete nossa qualidade de vida.


As pessoas que criticam sem conhecer não estão conectadas com sua verdadeira sabedoria, e por isso não devemos nos importar com o que nos dizem.

Quando se deparar com uma crítica negativa, apenas sorria e siga em frente, é o melhor a fazer.



Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: s1dumas / 123RF Imagens

Não espere tanto de alguém que dá tão pouco

Artigo Anterior

Esgotamento emocional: o que acontece quando você se preocupa demais com a opinião dos outros

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.