3min. de leitura

O QUE PODEMOS APRENDER COM OS ATLETAS…

A aproximação dos Jogos Olímpicos coloca os atletas em evidência. Todos sabemos que os atletas profissionais lidam com pressões por resultados a cada competição e para que alcancem as melhores performances, tem uma vida totalmente dedicada ao esporte.


Atletas profissionais são vistos como pessoas diferenciadas, que conseguiram harmonizar todas as características necessárias para o sucesso.

Observando mais a fundo, percebemos que podemos aprender muito extraindo o ponto central desses fatores e trazendo-os para nosso cotidiano.

Algumas dessas características são : 


O QUE PODEMOS APRENDER COM OS ATLETAS - FOTO 01Disciplina:  A maioria dos atletas treina pesado em busca de seus objetivos e é disciplinada em cumprir suas metas para melhorarem a cada dia.

Foco: Atletas de alto nível tem sempre uma meta a bater, seja no dia a dia ou nas competições. Saber onde precisa chegar e não desviar a atenção potencializa o empenho e a vontade de vencer. Antes de começar alguma atividade decida qual será seu foco, que resultados você quer alcançar. Será bem mais estimulante.


Dedicação: Dedicar -se é fundamental. A paixão e o envolvimento é o que leva os atletas na busca por aprimoramento em sua modalidade.

 – Alimentação balanceada:   Atletas tem um cuidado especial com a alimentação. Em algumas modalidades o rigor com o peso é maior. Mas é fato que ser saudável é imprescindível para todas. Aliado aos exercícios, manter o corpo bem nutrido é necessário para renovar as energias.

O QUE PODEMOS APRENDER COM OS ATLETAS - FOTO O2 – Mantenha a sua saúde mental equilibrada   Atletas profissionais são preparados para manter a saúde mental equilibrada, pois precisam lidar com todo tipo de pressão durante os exaustivos treinos e as competições em si. Caso esteja propenso a ataques de frustração, saiba identificar o que desencadeia essas emoções e trabalhe para resolver o problema antes que fique sobrecarregado. Ao mesmo tempo que os atletas se esforçam para manter a saúde física e mental, eles reconhecem que, se não estiverem felizes, todo o trabalho foi em vão.

Aprenda a lidar com a frustração da derrota e com os louros da vitória Não se deve achar que a glória ou o fracasso são eternos. Tenha domínio emocional em situações de estresse e saiba estabelecer estratégias em uma situação para sair vitorioso.

Não precisamos ser atletas profissionais para buscarmos sempre o aprimoramento em nossas vidas !

_

Referências: Vida Plasc –  O Globo





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.