O QUE SEU CICLO MENSTRUAL DIZ SOBRE SUA SAÚDE



Você sabia que o período pode ser a maior e mais clara janela para o que está acontecendo dentro do seu corpo? Sim, ele pode ser extremamente revelador se você se tornar bem consciente das suas mudanças sutis, mesmo que você considere o seu período normal e saudável.

De acordo com a Ayurveda (Medicina Indiana), um ciclo saudável é aquela que ocorre uma vez por mês, no qual o sangue é vermelho brilhante, sem coágulos ou mucosa, e é livre de dor, de inchaço e de variações de humor. Ciclos com variações são a maneira de o corpo demonstrar desequilíbrios sutis.

Existem três categorias principais de tais variações. Procure-as em seu ciclo mensal e use-as como uma oportunidade para guiá-la a saúde plena.Você vai notar uma mudança na forma como se sente durante o resto do mês!

1. O período doloroso e inchado

Pesquisas mostram que 50 a 90% das mulheres têm dor em seus ciclos menstruais (e, infelizmente, a maioria acha que isso é normal). Você também se torna gasosa, pode ter um ciclo escuro com alguns coágulos, sentir mais medo e ansiedade, e provavelmente ter alguma constipação no seu ciclo.

Dor uterina durante o seu ciclo é causada por contrações uterinas intensas que conduzem a períodos em que o tecido não recebe o fluxo de sangue suficiente.

Você pode estar com a pele seca, distúrbios no sono, dor ciática, lombalgia, ou dor nas articulações.

Experimente estas dicas se você se identifica com qualquer um dos sintomas acima:

  • Aumente a sua hidratação (experimente chá de gengibre!) e suplemento de ácidos graxos saudáveis ​​(ômega-3).
  • Coma alimentos quentes e cozidos, com abundância de vegetais de raiz e especiarias quentes, tais como canela, gengibre, e cravo.
  • Reduza a velocidade e tenha uma boa rotina (o que significa ir para a cama na hora certa antes das 22 horas e ter de 7 a 8 horas de sono).
  • Traga o calor e o fluxo para o seu corpo com exercícios suaves (ioga é perfeito!), e para o seu abdômen inferior com pacotes de óleo de rícino.

2. O período suave e raivoso

Você fica com os seios doloridos ou com muita acne durante seu ciclo? Você fica irritada, mal-humorada, e frustrada? Talvez você sinta náuseas e tenha fezes mais soltas.

Você pode agradecer ao calor e qualidades afiadas (chamadas Pitta em Ayurveda) por todos os itens acima. Olhe para o resto do seu corpo em busca de vestígios dessas sensações em outros lugares. Você sofre com refluxo ou acidez, enxaquecas, perda de cabelo, estresse, problemas com a pele, concorrência excessiva ou perfeccionismo?

Experimente estas dicas para acalmar seu sistema:



  • Tente uma bebida diária com pepinos (como suco ou milkshake), especialmente perto das estações mais quentes.
  • Sente-se em uma postura relaxada, enrole a língua (ou simplesmente sorria grande com os dentes cerrados suavemente juntos) e sugue o ar fresco. Pratique isso por cinco minutos todos os dias.
  • Medite. Acalme a mente, se livre do estresse e da necessidade de controlar todos os resultados (em outras palavras, cultive um pouco de fé).
  • Evite alimentos gordurosos e condimentados.

3. O período ofegante e pesado

Mulheres com esse tipo de período, têm sensações de lentidão e inchaço, vestígios de muco e um fluxo mais pesado, depressão, e alimentação emocional.

Se este for o seu caso, você também pode notar o metabolismo mais lento, dificuldade em perder ou ganhar peso como fazia antes, congestão nasal, alergias, ganância, e talvez até mesmo problemas de fixação. Reforçar a sua digestão e metabolismo (fogo digestivo ou agni em Ayurveda) vai ajudar tanto o seu ciclo menstrual, quanto sua saúde geral.

Portanto, tente essas dicas:

  • Tenha uma dieta com mais frutas e vegetais, e pobre em alimentos gordurosos e açúcar.
  • Faça sua última refeição antes de anoitecer.
  • Coma uma pitada de gengibre ralado antes e após as refeições, e beba chá de gengibre para atiçar o fogo digestivo.

Se você realmente prestar atenção, vai começar a tornar-se ciente destas mudanças sutis com base no mês anterior (se você comeu mais doces e laticínios você pode observar mais muco, ou se você tiver viajado mais você pode observar mais dor e um ciclo mais curto).

 

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Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: Mind Body Green






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