O que significa Ho’oponopono e suas frases

Ho’oponopono é uma técnica de autocura havaiana (que falo mais em outro artigo aqui no site ), que limpa memórias (dados) que nos fazem vivenciar problemas.

A maneira mais simples de limpar essas memórias é através das quatro frases: Sinto muito, por favor, perdoe-me, eu te amo, sou grato(a).

“Ho’o ” – Causa

“ponopono” – Perfeição

Então é causar perfeição, tornar certo o que está em desarmonia, aquilo que não está em paz.

Joe Vitale, escritor do Livro “Limite Zero” que disseminou o Ho’oponopono pelo mundo, e com quem também fiz curso, tem uma visão complementar para o significado:

“Ho’o” – fazer, realizar, criar

“pono” –  equilíbrio, bondade, retidão, ordem perfeita

Ho’oponopono é um método de criar ordem e equilíbrio perfeitos para curar uma situação. – Joe Vitale


Sinto muito

Por qualquer coisa que esteja acontecendo. Você diz isso para reconhecer que alguma coisa, sem que saiba o que é, entrou no seu sistema corpo/mente. E não faz ideia como isso entrou.


Por favor, perdoe-me

Por qualquer transgressão consciente ou inconsciente do passado ou presente da sua parte e dos seus ancestrais.

Você NÃO está pedindo ao Divino que o perdoe. Você está pedindo que o ajude a perdoar a si mesmo.


Eu te amo

Transmuta a energia estagnada.

Ela o religa ao Divino. Coloca você em estado de amor puro, incondicional.


Sou grato

Você está expressando gratidão.

Está demonstrando sua confiança de que a questão será resolvida para o bem maior de todos os envolvidos.


Para entender um pouco mais veja o artigo: “Para quem falamos as frases do Ho’oponopono?” 

Nesses quase 10 anos de prática, passei por diversos momentos e percepções em relação ao Ho’oponopono. Num primeiro momento não fazia sentido falar as frases, achei interessante e resolvi testar, falava e fazia algumas vezes ao dia.

Após um tempo as frases começaram a fazer sentido e comecei a praticar mais vezes ao dia e fazer a Oração Original da Morrnah Simeona. Num momento muito difícil as frases pareciam uma conversa com a Divindade onde me explicava cada situação que passei e estava passando, tudo começou a fazer um enorme sentido.

Então, cada vez que pronunciava as frases, minha alma sentia um alívio, junto com muita emoção. Sentia uma paz, uma certeza profunda de que estava tudo na perfeita ordem Divina.

Hoje, compreendo que tudo é amor e que está sempre tudo certo. E também percebo conscientemente o quanto reagimos às memórias e quantas emoções se apresentam sem “motivo” aparente. Percebo o quanto estávamos desconectados com a nossa Luz, com a Divindade. Continuo fazendo diariamente, porque quanto mais efetuamos a limpeza, sentimos mais amor por nós. Acredito que é o caminho da verdadeira cura. Não falo só por esta técnica, mas todas outras que trabalho em mim e em meus clientes.

Uma vida menos afetada por memórias é uma vida com mais amor, leveza e prosperidade. Consequentemente, relacionamentos mais harmoniosos.

Vida Feliz! É possível!  Vamos praticar?!  Amor incondicional!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: Direitos autorais: 123rf / anelina



Deixe seu comentário