6min. de leitura

O segredo das mentes de sucesso: atraia o que quiser com um cérebro positivo

A gente não deve se comparar, mas, ainda é o que mais as pessoas fazem. E com essas comparações vem a dúvida: como a grama do vizinho é mais verde?

O que tenho de diferente das pessoas que alcançam o que querem? Será que eles têm mais sorte? Será que são mais capazes, ou têm uma genética melhor?


Será que o meu cérebro é muito diferente do cérebro de pessoas que admiro pela perseverança, pela clareza, pelo foco?

Vamos ao exemplo de Wolfgang Amadeus Mozart. Aos três anos começou a tocar piano, aos cinco anos compunha, aos seis anos se apresentava para o rei da Bavária de olhos vendados, aos 12 anos terminou sua primeira ópera.

Por muito tempo a interpretação ao seu respeito foi que o talento já vinha de nascença. Mas depois as constatações mostraram que não era bem assim.


Seu pai era professor de música e desde cedo dedicou sua vida a educar o filho. Quando criança, passava muitas horas de seus dias na frente do piano. Há dados que aos seis anos ele já tivesse estudado piano por 3.500 horas, ou seja, era muito dedicado. Além disso, ele compôs algo de real destaque depois de 15 anos de treino.

Estudos da neurobiologia mostram que o pensamento muda a estrutura do cérebro. O professor da Harvard Alvaro Pascual Leone fez um experimento com grupos de pessoas que tocaram piano com os dedos apenas da mão direita e, com grupos que apenas se visualizaram tocando o piano com os dedos da mão direita. Descobriu que a região do cérebro afetada nos dois experimentos era exatamente a mesma.

A conclusão é que o treino mental tem uma grande participação no modo como praticamos as coisas. Tanto os exercícios reais quanto os imaginários podem ter um impacto positivo no desenvolvimento do nosso cérebro.


Por isso a importância de treinar nosso cérebro para ser positivo e ter um resultados melhores, a partir daí. Veja como mentes positivas como Thomas Edison têm um diferencial.


Você se identifica?

Outra grande descoberta da neurociência é a de que todos podem desenvolver tais habilidades que levam ao sucesso. “O cérebro pode ser moldado e modificado”, afirma o cientista Brown, criando novos caminhos neuronais, a chamada neuroplasticidade.


Veja como você pode desenvolver seu cérebro para alcançar suas metas, propósitos e ser realizado/a:

1. Uma hora por dia dedicada à saúde do seu cérebro vai fazer com que sua produtividade esteja muito maior no final do mês. Isso é o ideal. Porém, é muito melhor reservar apenas alguns minutos do seu dia, todos os dias, para praticar algo, em vez de gastar muitas horas em uma única tarefa, apenas uma vez por semana. Esse hábito diário repetitivo gera um impacto mais profundo e mais positivo no cérebro.


2. Praticar ativamente pensamentos positivos durante suas atividades diárias e descobrir meios de ter uma vida mais otimista é condição para o sucesso.


3. Cuidar da fonte de energia mais crucial que é o sono. A quantidade ideal de sono está entre 6,5 horas e 8 horas por noite, com base no que funciona melhor para cada um.


4. A prática da meditação traz inúmeros benefícios, desde diminuir a ansiedade até aumentar a produtividade. É capaz ainda de aumentar a autoestima e a função cognitiva, melhorar as habilidades de foco do cérebro.


5. Transforme e mantenha o ambiente que você fica em um ambiente saudável. Segundo o professor de neuroendocrinologia da Universidade de Stanford, Robert Sapolsky, “o estresse não pode apenas ser interrompido, mas também revertido, uma vez que a fonte, física ou psicológica, seja removida ou suficientemente reduzida”.


6. A capacidade de autoavaliação é fundamental. Reconhecer o que temos de bom e de ruim propicia condições de reavaliar, de mudar, de aprender.


7. Para lidar melhor com as emoções, aprenda a reinterpretar situações negativas. Cientistas descobriram que nós podemos editar nossas memórias ruins para remover as associações negativas e focar nas nossas realizações. Para apagar as memórias ruins, traga aquela memória de volta e tente fazer ela parecer menor, ou, refaça a história de forma engraçada. Faça isso várias vezes, por no mínimo dois minutos.

Agora precisamos colocar em prática aos poucos e persistir.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123rf / bnenin





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.