A nossa vida é permeada de desafios constantes em que somos compelidos a confrontar e superar.



Em momentos cruciais da vida, diante de alguns obstaculos, é necessario decidir entre lutar ou desistir, pois nem sempre é simples ou facil superar os desafios que a vida nos coloca em nosso caminho. Por outro lado, existem aqueles desafios que nòs criamos e chamamos de “sonhos”.

Nâo importando a origem do desafio, é necessario desenvolver um plano de açao associado a estratégias inteligentes com metas especificadas e coerentes ao fim que se quer alcançar. Para superar desafios e obter o sucesso que desejamos é necessario rever cinco questoes fundamentais:

1°- O Fracasso:


Você tem um plano, sonho ou meta? Para que este se concretize, é necessario um plano de açao. As tentativas que fazemos apresentam possibilidades de sucesso, mas NUNCA de fracasso. Porque? Simplesmente porque O FRACASSO NAO EXISTE. O que existe sao aprendizados através de erros e acertos em que cada tentativa se traduz como oportunidade unica de aprendizado. Quando voce nao atinge o alvo, voce està se exercitando, aperfeiçoando a sua capacidade EM FAZER DA MELHOR FORMA o que se pretende. Fracasso é apenas uma percepçao distorcida da realidade. O que os erros oferecem a voce sao oportunidades de aprendizagem e aprimoramento. Thomas Edison, o inventor da lampada, ao ser indagado se iria completar os seus 10.000 “fracassos” apòs 9.999 tentativas de criar a lampada elétrica respondeu: “Eu aprendi muito mais com os meus erros do que com meus acertos. Eu não falhei, encontrei apenas 10 mil soluções que não deram certo.” Portanto, errar é pedagogico, o que voce nao pode é desistir.


2°- Seja persistente.

Quando desistimos de algum sonho, morre com ele uma parte de nòs. Se quer de fato realizar algo, precisa ser determinado e persistente. Neste caso, diante de resultados malogrados, deve-se sempre utlizar-se de recursos diferentes a partir de novas técnicas, pois como disse Albert Einstein: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes. Portanto, persistencia é palavra-chave quando o assunto é sucesso, mas nao esqueça: voce deve persistir em alcançar o ideal, mas desistir da técnica se esta nao oferecer os resultados esperados. Insista e persista sempre inovando a metodologia de que se utiliza. O tempo sempre mostra os resultados da persistencia e trabalho continuos em um processo de aprimoramento que te levarà a excelencia. A persistencia e a constancia associadas ao desempenho e à estratégia com toda determinaçao indubitavelmente te farà superar qualquer obstaculo que te impeça de realizar seus sonhos.



3°- Desenvolva suas habilidades e reùna o maior numero de informaçoes possiveis sobre o que deseja alcançar:

Talentos sao natos; habilidades sao desenvolvidas. E sò podemos desenvolver estas habilidades em trabalho constante. Voce precisa investir tempo e paciencia no desenvolvimento dos recursos que almeja; pode parecer pleonasmo, mas a excelencia sò é possivel praticando. Outro fator importante é a informaçao. As habilidades precisam se aliar às informaçoes do campo em que se està explorando. Se as habilidades te permitem realizar algo cada vez melhor, as informaçoes sao o mapa em que voce precisa se orientar para saber o melhor caminho a se trilhar. Precisamos saber qual a estrada que estamos escolhendo e tentar vislumbrar os resultados destas açoes em conexao com o que desejamos alcançar, com os resultados que desejamos obter, com quem desejamos nos transformar, quem desejamos ser.



4°- Seja disciplinado:

Sem disciplina é impossivel chegar a lugar algum. A disciplina é tao importante quanto a habilidade. Voce precisa se dedicar algumas horas por dia em praticar o que quer desenvolver. A palavra de ordem é “A cada dia, melhor”.


5°- Faça por amor e pelo amor:


E’ necessario ter um amor imenso por aquilo que voce deseja alcançar, pois o amor sempre vence! O amor é capaz de mover montanhas, é o sentimento mais nobre que podemos alimentar em nosso ser. E’ preciso amar o que se faz e o que se quer alcançar. Quando acrescentamos amor às nossas percepçoes de sucesso, associados à persistencia, às habilidades, ao desejo focado e bem instrumentalizado, junto com a disciplina, estamos entao de posse do segredo dos grandes conquistadores, daqueles que amaram sua causa e investiram todo o seu tempo e amor e que venceram em seus propositos. Entao, faça com amor. No entanto, nao se esqueça de fazer pelo amor. Quando pretendermos alcançar algum desejo, algum proposito na vida, é de fundamental importancia perceber se isto também trarà beneficios para outras pessoas, se oportunizarà o desenvolvimento pessoal e coletivo. Os frutos dos seus desejos devem se extender em beneficios para outras pessoas, para a coletividade e deve trazer um bem comum.

Desejo-lhes muito sucesso em suas conquistas!!!

A culpa bem dosada, ajuda-nos a crescer. Mal gerida, transforma-se na nossa pior inimiga.

Artigo Anterior

Superando a negatividade…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.