ColunistasReflexão

O sistema que mina a criatividade:

O SISTEMA QUE MINA capa e foto 01

A imaginação é a ponte entre o espírito e o palpável. É algo muito único para cada pessoa, porque a combinação do que vemos, mais ninguém vê.



A nossa mente criativa é um oásis que apenas nós podemos atravessar, explorar e expressar.

A arte é a imaginação em ação. É estender estas visões tão nossas, para que todo o Mundo veja. É a coragem de sermos nós próprios, e não encaixar na multidão porque mais ninguém pode ser como eu.

O Mundo é belo pela sua diversidade. Cada pessoa é a evidência de que a diversidade é a norma e que, mesmo parecendo todos iguais, somos todos diferentes. E os nossos detalhes enriquecem-nos e treinam-nos para vermos aqueles que também são diferentes de nós.


o-sistema-que-mina-foto-dentro

Devemos abraçar estes detalhes que nos fazem diferentes. Com todas as contradições e histórias de vitória ou derrota que nos ensinaram, devemos ver a mais-valia em cada uma delas, porque nos fizeram melhores.

A arte é abraçar cada detalhe, e dizer ao Mundo: “Eu estou aqui. Posso sentir-me triste, confuso, revoltado…mas estou aqui e sinto isto, e não há problema nisso.”

É como transformar feridas em flores, transformar em epopeia uma experiência nova, é a mistura entre o que sentimos e o que nos aconteceu.


Para mim, a beleza dos seres humanos é termos a mesma origem, mas sermos completamente diferentes uns dos outros. Aprendemos e enriquecemos com isso. Aquele que pensava que sabia tudo, ouve o que já sabia de uma perspetiva diferente e sabe ainda mais.

Mudança é riqueza.

A diferença de que falo não é aquela que podemos ver. A diferença de que falo é aquela que apenas descobrimos quando nos contam a sua história, o que sentiram, o que fizeram a seguir, e o que sentem agora. Por pensarmos que faríamos de maneira diferente, aprendemos com esta pessoa, e ela eleva-nos para outro patamar de consciência.

Criatividade é deixarmo-nos levar por aquilo que temos de diferente, apreciar arte é admirar isso nos outros.


O Sistema em que todos nascemos encaixados está errado. O tipo de ensino que somos obrigados a ter bloqueia o nosso potencial para explorar o que temos de diferente.

Não dá para negar: o Mundo quer-nos robotizados, estandardizados como produtos de fábrica. Estamos aqui para fazer crescer a riqueza e não a individualidade – isso não seria nem um pouco lucrativo, pensam eles.

Eles, os que controlam o que é proibido e o que é permitido. Eles, os que contornam as leis que tanto defendem para o cidadão comum, mas que as tornam impraticáveis para o palhaço do parlamento, ou do banco, ou da máfia.

O Mundo tem tantas pessoas, e os poucos que estão no poder conseguem determinar quem passa fome e quem deita comida no lixo. Mas ninguém, nem mesmo Deus, pode controlar o que pensamos.


A nossa mente é o reino que comanda a nossa própria vida, e somos nós que escolhemos o que nela habita.

o-sistema-que-mina-capa-e-foto-01

O nosso dom de sermos únicos e inigualáveis foi abalado pelos mecanismos de manipulação que estão em todo o lado, e podem ter conseguido adormecer a nossa capacidade de expressar a nossa criatividade e opinião.

Porém, apenas a ti cabe escolher alimentar o que tu tens de bom, ou acreditar naquilo que dizem que é bom para ti.


A vida deve ser uma arte, mas apenas pode ser se for da nossa criação.

O requisito para ser abençoado por Deus…

Artigo Anterior

Os 5 vilões da realização dos sonhos…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.