O sono dos pais só se recupera seis anos após nascimento do filho, mostra estudo



Depois do nascimento de um filho, muitas coisas mudam na vida dos pais, mas uma das mudanças mais radicais certamente é a rotina de sono, e não apenas quando o filho é criança, mas durante toda a vida. Há quem diga, inclusive, que depois de ter um filho, os pais nunca mais dormirão do mesmo jeito, mesmo quando as crias já forem adultas, isso porque a preocupação permanece para sempre.

Essa segunda parte pode parecer um pouco exagerada demais, mas o fato é que um estudo comprovou que os pais só recuperam o sono de verdade, em quantidade e qualidade, depois de 6 anos do nascimento do filho.

O estudo, que acompanhou 2.541 mães e 2.118 pais, foi realizado por pesquisadores da Universidade de Warwick, na Inglaterra, mostrou que as mães são as mais afetadas com a falta de sono, provavelmente por serem mais necessárias para os bebês do que os pais, provavelmente por conta da amamentação.

O momento mais crítico para o sono dos pais é três meses após o parto. Nesse período, foi mostrado que as mães tinham um nível de satisfação de sono 1,81 menor (pontuação que poderia variar de 0 a 10) e cerca de 62 minutos a menos. A amamentação influenciou na diminuição da satisfação do sono materno (0,72 pontos) e duração (14 minutos).

Os pais foram afetados com menos intensidade. O nível de satisfação deles foi 0,37 pontos menor, e tinham cerca de 13 minutos a menos de sono.

Outro dado encontrado pelo estudo mostra que, tanto nas mães quanto nos pais, mesmo depois dos 6 anos de nascimento da criança, a qualidade do sono não havia sido totalmente recuperada.

Quando enfrentamos essa diminuição na qualidade do sono depois da chegada de um filho, podemos perceber que outras áreas de nossas vidas começam a ser afetadas, como trabalho e até mesmo os relacionamentos sociais.



Nesse sentido, quanto mais dicas – positivas – recebermos, melhor.  Portanto, mais uma orientação, colocar os filhos para dormir mais cedo ajuda na qualidade de vida de toda a família, de acordo com um estudo realizado pelo Murdoch Children’s Research Institute.

Realmente não é fácil lidar com a mudança no padrão de sono com a chegada de um filho, mas cada carinho e o sorriso que nos dão faz todo esse esforço valer a pena!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: Cathy Yeulet / 123RF Imagens






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.