ComportamentoDesenvolvimento Pessoal

O truque para ser mais confiante quando enfrentar desafios:

Você quer desesperadamente ser promovido no trabalho, mas há um problema: você não tem a autoconfiança para dar aquela força.



Ano após ano você vê seus colegas subirem na vida, enquanto você definha no fundo. Não é que as chances não venham à sua maneira, é que você nunca as aproveita quando elas aparecem. Infelizmente, com o passar do tempo, sua autoconfiança despenca, e seus sonhos de carreira vão junto.

Se isso (ou algo semelhante) já aconteceu a você, então é hora de perceber que:

Autoconfiança é a base do sucesso


Se você olhar de forma imparcial para seus colegas, amigos e membros da família, você vai descobrir que as pessoas mais bem-sucedidas não são sempre os mais inteligentes!

Isso mesmo. A inteligência é, certamente, um componente do sucesso, mas não é tudo o que se precisa. Na verdade, podemos dizer que a confiança é ainda mais vital para o sucesso do que a inteligência e as habilidades.

Se você não acredita nisso, então observe por um tempo estudando a TV e os atores de cinema. Claro, há muitos atores talentosos que estão no topo do ranking de sucesso. Mas olhe um pouco mais para os atores coadjuvantes. Alguns deles são bons, mas alguns são (francamente) lamentáveis! Eu costumava me perguntar como esses atores conseguiram este trabalho, até que eu percebi que eles podem não ser grandes atores, mas possuem uma abundância de autoconfiança. Em muitos casos, essa autoconfiança parece conquistar papéis e deixar mais talentosos os atores com os papéis principais.

Sucesso e confiança andam de mãos dadas. Pessoas confiantes não são derrotadas facilmente pelos obstáculos. Em vez de cair no primeiro obstáculo, elas procuram maneiras de superar os problemas.



Você gostaria de ter mais sucesso em sua vida? Tenho certeza de que sim. Então, vamos agora para uma maneira prática de impulsionar a sua autoconfiança:

O impulso da confiança interna que você pode praticar a qualquer momento, em qualquer lugar

Da sua casa para o mundo, os desafios estão em toda parte. Você deve ser resiliente e engenhoso se quiser superar esses desafios implacáveis.


Uma maneira de fazer isso é levar algum tempo para estudar um desafio pessoal.

Especificamente, anote todas as desculpas possíveis que você pode ter agora (ou no futuro) do porque você não pode superar este desafio. Depois de ter essa lista, a próxima etapa é escrever um argumento contestando cada ponto. A segunda etapa será a parte em que você se concentra, principalmente em como você constrói a sua autoconfiança para superar o desafio.


Colocando o impulso de confiança em prática


Para entender isso, darei um exemplo interessante.

O desafio é o seguinte: você quer chamar uma pessoa interessante para sair.  Não importando a sua idade e experiência, chamar alguém para um encontro pode ser amedrontador. Na sua cabeça, é provável que você tenha essas perguntas: “Será que gostam de mim?” “Será que podem  recusar?” “Será que podem rir de mim?”

Se você permitir que sua mente tenha esses pensamentos negativos constantemente, é provável que você perca a sua confiança e vontade de convidar a pessoa para um encontro. Não deixe isso acontecer! Faça uma lista de razões pelas quais você não se sente à vontade para fazer a pergunta.



Podem ser coisas como:

  • Já podem ter um parceiro.
  • Eles provavelmente não gostam de mim.

  • Duvido que seja o suficiente para eles!

Agora, crie sua lista de argumentos contra isso:


  • Eles podem ser solteiros e abertos a um relacionamento.
  • Eles flertam com você, então, há uma chance decente de que eles se sintam atraídos.
  • Eles podem pensar a mesma coisa que você… “Eu sou o suficiente para esse alguém?”

O cenário acima pode facilmente chegar a uma conclusão, se você estiver disposto a construir confiança suficiente para convidar a pessoa para sair. Se disserem não, então não será pior do que se você não tivesse arriscado. E se disserem sim, então aproveite seu encontro!


Aplica-se a todos os cenários, não apenas para interação interpessoal

Outro desafio que muitas pessoas enfrentam, são as preocupações financeiras. Você pode ter dívidas do cartão de crédito ou estar atrasado com sua hipoteca (ou ambos!). Novamente, faça uma lista do que o está impedindo de abordar o problema e depois escreva uma lista suplementar, com razões pelas quais você deve e vai assumir o controle da situação.

Uma vez que você deixa a negatividade fora do seu caminho, você encontra medidas decisivas para superar seus desafios. Quanto mais você estiver do lado vencedor, mais a sua autoconfiança será impulsionada. Lembre-se: a autoconfiança é o componente essencial para o sucesso!

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Happify Daily

O que há de ser…

Artigo Anterior

Por que não podemos amar, sem sentir dor em algum momento?

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.