3min. de leitura

O Universo tem seus ciclos, tudo está em constante transformação

Ação através da não ação: às vezes devemos apenas deixar fluir.


O Taoísmo é uma religião milenar que surgiu na China através de Lao Tsé e tem como princípio central a ação através da “não ação“, conhecido como Wu Wei.

Em termos práticos, significa que às vezes devemos apenas deixar fluir e não tomar nenhuma ação.

O Universo tem seus ciclos de inícios e términos, seus movimentos, por isso nada está parado, tudo está em constante transformação. Às vezes, temos a sensação equivocada que estamos parados mas não estamos, sendo assim o Universo precisa seguir seu fluxo.

A prática do soltar e desapegar-se das situações e dos problemas nos mostra que tudo passa.

Isso não significa que não devemos fazer nada o tempo todo, mas que devemos saber a hora de agir e a de não agir. Para isso é preciso estar em harmonia com o Todo. Nosso Ego nos faz pensar que devemos agir o tempo todo, mas ele é apenas uma parte da nossa consciência.

Quando pensamos demais em algum problema, gastamos muita energia em buscar uma solução que, algumas vezes, não está ao nosso alcance. Ao fazer isso, criamos uma grande angústia e paramos o processo, pois tudo que damos foco e atenção ganha força dentro de nós.


Do ponto de vista psicológico, nós nos tornamos obsessivos em achar uma resposta o que pode classificar uma neurose. Para a Inteligência Emocional, áreas do cérebro ligadas à emoção (sistema límbico) são ativadas quando entramos nesse estado mental, distribuindo substâncias em nosso cérebro que nos fazem agir de forma emocional, assim não vemos com clareza o que está acontecendo, logo não achamos a solução adequada.

Práticas como meditação, atenção focada, podem nos ajudar a encontrar este ponto de equilíbrio de não agir deixando o fluxo do Universo seguir o seu propósito.

“Aquele que age pode complicar a obtenção do que pretende.

Aquele que agarra as coisas, perde-as.

Quem é sábio não faz nada de errado porque não age.

Não se prende a nada e, por isso, nunca perde nada.”

Tao Te Ching 道德經 (Cap.64)


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF Imagens.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.