O verdadeiro valor do ser humano está em seu caráter e na forma como trata seu semelhante

4min. de leitura

Nosso real propósito neste mundo: viver em harmonia uns com os outros. O verdadeiro valor do ser humano está no seu caráter e na forma como trata seu semelhante.

Da vida só temos duas certezas: a primeira é que um dia iremos morrer e a segunda é que ninguém sabe quando será esse dia, então não se limite a ter uma vida medíocre.



Atualmente vivemos em tempos de diversas crises: financeira, moral e emocional. Seja qual for o problema que esteja enfrentando, não estamos nos dando conta de qual é o nosso real propósito neste mundo: viver em harmonia uns com os outros.

Não importa qual a sua religião e de que País ou tribo você pertence. O ideal é unirmos nossas forças para vivermos bem uns com os outros agindo da melhor forma possível. A ganância e a ambição nos leva a caminhos tortuosos e sacrificantes. As pessoas do tempo atual precisam aprender a cuidar uns dos outros. Sempre achamos que nada de mal nos acontecerá até o dia que acontece e repensamos a nossa forma de viver, pensar e agir.

Agir com o coração é o caminho mais assertivo diante dos absurdos que vivemos hoje. Sou da época em que a palavra tinha o mesmo valor do que palavra escrita, respeito era obtido através do bom exemplo e não por imposição dos que têm dinheiro.


O verdadeiro valor do ser humano está no seu caráter e na forma como trata seu semelhante.

De nada adianta toda a tecnologia do mundo se não for usada para o bem da humanidade. Não adianta ter nível superior, mestrado e doutorado se não souber se colocar no lugar do outro.

Terá momentos em que você ficará descrente de tudo. Que não terá ânimo para continuar. Pensará em desistir de tudo aquilo que acreditou. Vai até pensar que está em um caminho sem volta. Pensará até que ser honesto não compensa diante de tantos absurdos que irá presenciar. Mas quer saber de uma coisa? Ainda existem pessoas em quem podemos confiar, que acreditam em dias melhores e que farão a coisa certa, mesmo o universo conspirando contra, simplesmente porque elas acreditam que a mudança tem que começar por elas. E que se elas existem com certeza tem milhões com o mesmo pensamento.

Seja devolvendo uma estrela-do-mar de volta para o oceano sozinha, será menos uma estrela morta. Seja tentando apagar um incêndio com um copo d’água estará fazendo a sua parte. Não espere reconhecimento pelos seus atos.


Não espere recompensas pelos seus feitos no mundo. Faça porque é certo e porque se sente bem. Ajude, cuide e seja empático com o próximo.

Da vida só temos duas certezas: a primeira é que um dia morreremos e a segunda é que ninguém sabe quando será esse dia, então, não se limite a ter uma vida medíocre. Dance, brinque, sorria, divirta-se, respeite o próximo, ame, seja leve e aceite que você é um ser humano que pode falhar, mas que tem boas intenções em tudo que se propor a fazer. Aprenda a viver um dia de cada vez e o viva como se fosse o último dia da sua vida. Com essa perspectiva, com certeza, você dará mais valor à vida.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: picstockmedia / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.