O verdadeiro significado da persignação e do sinal da cruz! um poderoso pedido de proteção a Deus!

4min. de leitura

A persignação e o sinal da cruz são uma prática tradicional para as pessoas católicas, transmitidas entre gerações, mas será que conhecemos o seu verdadeiro significado?



Esses sinais são muito mais do que gestos automáticos que fazemos quando acordamos, antes de nos alimentar ou quando passamos em frente a alguma igreja católica. Eles têm um significado poderoso e devem ser usados com muita responsabilidade!

A persignação é, na verdade, uma poderosa oração de proteção a Deus. Cada um de nossos movimentos ao nos persignar é uma invocação de proteção ao Altíssimo. Através dele, pedimos a Deus que nos livre dos nossos inimigos e de todas as ciladas do mal que atentam contra a nossa saúde física e espiritual.

Essa é uma ótima maneira de fortalecer nossa fé e de nos proteger contra todo mal que pode nos atingir diariamente.


Confira a seguir o significado da persignação e do sinal da cruz:

(†) Pelo sinal da Santa Cruz,

(†) livrai-nos, Deus, nosso Senhor,


(†) dos nossos inimigos!

(†) Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Para fazer essa oração de forma correta, siga os passos a seguir:

† Pelo sinal da Santa Cruz (na testa): pedimos a Deus que coloque pensamentos nobres e puros em nossa mente, e que tire de nós os pensamentos negativos que impedem nossa felicidade.

† Livrai-nos, Deus, Nosso Senhor (na boca): manifestamos nossa vontade de que nossa boca manifeste sempre louvores e que o nosso falar seja sempre para edificação do Reino de Deus e bem-estar do próximo.

† Dos nossos inimigos (sobre o coração): nesse momento, pedimos a Deus que conserve em nosso coração apenas o amor e Sua Lei, e nos afaste de todos os sentimentos negativos, como ódio, avareza, luxúria etc., fazendo-nos verdadeiros adoradores Seus.

† Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém! – O último gesto representa o ato de livramento e deve ser feito com reverência, consciência, fé e amor, pois expressa nossa fé no mistério da Santíssima Trindade, cerne de nossa fé cristã, Deus em si mesmo, e anunciamos três verdades fundamentais: o dogma da Santíssima Trindade, da encarnação e da morte de Jesus Cristo. Esse gesto é realizado com a mão direita, levando-a da testa à barriga, e do ombro esquerdo ao direito.

Quanto poder em cada um desses gestos e palavras, não é mesmo?

Essa é realmente uma maneira de convidar Deus para estar mais próximo de nós e invocar a Sua proteção diariamente.

Agora que já compreendemos o significado desses sinais e o seu valor, devemos usá-los com consciência e sabedoria, nos momentos adequados, para que possamos colher os melhores resultados dessa prática.

Faça a persignação e o sinal da cruz em si mesmo e em todos aqueles que ama, e invoque a presença e proteção constante da Santíssima Trindade em todos os seus passos!

Compartilhe este poderoso conhecimento com seus amigos através das redes sociais!

 

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos. Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: serezniy/123RF Imagens.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.