4min. de leitura

Observar o mar produz mudanças no cérebro que nos tornam mais felizes!

Você já percebeu a calmaria que sentimos quando escutamos os sons do mar?

O mar é sinônimo de tranquilidade e alegria para muitas pessoas. Mesmo aqueles que já moram próximos a ele e estão acostumados a essa realidade recebem uma poderosa recarga de energia, todas as vezes em que tiram um tempo para contemplar a imensidão azul, que nos encanta com a sua beleza e nos permite enxergar a vida com mais perspectiva.


Todos nós colhemos os benefícios de frequentar o mar, seja para nos banharmos ou apenas para observá-lo depois de um longo dia de trabalho, mas nem todos sabemos que o mar pode provocar mudanças em nossos cérebros, contribuindo para que nos tornemos mais felizes e completos.

Um estudo realizado por cientistas em um projeto chamado BlueHealth (“Saúde azul”) mostrou que os sons do mar estimulam o córtex pré-frontal, parte do cérebro responsável por nossas emoções e reflexões pessoais, e nos ajudam a desenvolver a autoconsciência e o bem-estar emocional.

Uma outra pesquisa mostrou que as ondas do oceano também têm um papel positivo em nossa saúde.

Segundo os relatórios, quando estamos na praia, nossos corpos absorvem os íons negativos que são liberados pelas ondas do oceano e impulsionam mudanças em nossas moléculas. Isso faz com que absorvamos mais oxigênio e regulemos nossos níveis de serotonina, responsável por controlar a ansiedade. Como consequência, sentimos um grande alívio interior e paz de espírito.


Você já percebeu a calmaria que sentimos quando escutamos os sons do mar? Parece que somos levados a um outro momento de nossas vidas, onde tudo é mais simples.

Aparentemente, essa sensação é justificável. Especialistas dizem que o barulho do mar nos transmite calma e pode até mesmo nos lembrar de quando estávamos nos úteros de nossas mães, onde vivíamos com segurança e proteção.

Até mesmo o famoso solzinho na praia pode ser uma grande fonte de alegria e tranquilidade para nós.


Segundo um outro estudo, o calor que recebemos, quando nos expomos ao sol, afeta o nosso sistema endócrino, que libera endorfinas e nos torna mais felizes. 

São muitas as razões que tornam o mar tão especial em nossas vidas. Eles ajudam a cultivar o sorriso no rosto, a enxergar o mundo com mais perspectiva e a sempre reservar um tempo para estarmos em conexão com nós mesmos, em algum lugar inspirador.

Ele é um grande aliado na hora de refletir e buscar uma vida melhor.

Portanto, se você já mora perto do mar, reserve um tempo sempre que possível para admirar sua beleza e sabedoria, e se está muito distante, comece agora a programar suas próximas férias!

Sua saúde agradece e a felicidade o espera!


Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação desse material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


Direitos autorais da imagem de capa: cena da série “Anne with an E”.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.