ComportamentoRelacionamentos

Onde há muitas desculpas, há pouco interesse

Onde há muitas desculpas

Alguém que te oferece muitas desculpas é alguém que não tem interesse em você



Parece que alguns de nossos relacionamentos ainda existem apenas porque insistimos para que a outra pessoa permaneça em nossas vidas. Essas pessoas que amamos e consideramos muito importantes simplesmente têm pouco interesse em nós, e nos enchem de desculpas todas as vezes que as procuramos.

Os relacionamentos que nos fazem bem são aqueles em que o amor e cuidado acontecem espontaneamente, sem que um dos dois lados precise cobrar constantemente a presença ou o carinho da outra pessoa. Onde não há procura ou espontaneidade, não há interesse, reciprocidade.

Todos nós temos uma lista de prioridades em nossas vidas, mas o fato de colocarmos uma pessoa no topo não significa que ela também nos considera tão importante assim. E, quando percebemos que a outra pessoa não tem o mesmo interesse em nós, a única coisa que podemos fazer é mudar as nossas próprias atitudes, porque não podemos exigir que alguém nos ame e nos queira por perto, os sentimentos só são verdadeiros quando nascem de dentro de nós, sem precisarem ser forçados.


A melhor coisa que podemos fazer por nosso bem-estar é parar de esperar um contato, uma ligação ou algum interesse de uma pessoa que nos oferece desculpas como resposta a toda a nossa dedicação.

Não temos tempo para perder mendigando amor e atenção, enquanto existe um mundo de oportunidades lá fora apenas esperando por nossa atitude.

Claro que alguns relacionamentos são muito importantes para nós e não podemos descartá-los apenas porque a pessoa errou uma ou duas vezes. Mas precisamos sempre ter em mente que alguém que está constantemente nos deixando de lado não é alguém que merece a nossa atenção ou mesmo nossa tristeza. Devemos insistir apenas naqueles que realmente mostram que gostam de nossa companhia e querem nos ter em suas vidas.

Todo mundo tem o direito de ter as suas próprias prioridades na vida, e nenhuma pessoa é obrigada a nos dedicar o mesmo nível de amor e atenção que dedicamos a ela. No entanto, não precisamos sofrer por quem não quer a nossa companhia. Para mudar isso, devemos aprender a analisar nossos relacionamentos com mais sabedoria, para que, quando encontrarmos vínculos unilaterais, aprendamos a lidar com eles da forma certa, priorizando sempre a nós mesmos, não dependendo de mais ninguém para sermos felizes.


Quando aprendemos a nos libertar das pessoas que só nos oferecem desculpas, nossas vidas ficam muito mais leves e fáceis.


Direitos autorais da imagem de capa: Alex Perez / Unsplash


Desconfie de quem fala mal de mim, pois sou incapaz de ferir um bom coração

Artigo Anterior

Solta que prende!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.