ONG de Olinda ensina yoga e meditação a crianças de periferia e diminui violência



A meditação é uma prática milenar que consiste em esvaziar a mente de todos os pensamentos que nos impedem de alcançar um estado de clareza mental e emocional.

Ela trabalha a consciência mental, que se relaciona aos processos intelectuais, sentimentos e emoções, memória e sonhos. Ao contrário do que muitos pensam, não significa não pensar em nada, mas acalmar a mente e ter um intervalo maior entre os pensamentos.

O ato de meditar pode parecer simples, mas é um processo longo, que exige muita dedicação e disposição. Afinal, uma das coisas mais difíceis que podemos fazer é deixarmos de lado todo o mundo ao nosso redor e focar em nosso universo interno.

No entanto, quando conseguimos realmente alcançar o estado pleno de meditação, conquistamos inúmeros benefícios, que tornam nossas vidas muito mais significativas, felizes e saudáveis.

Alguns benefícios da meditação:

Por conta de todas essas vantagens, a meditação é considerada por muitas pessoas uma grande aliada para conquistar qualidade de vida, tanto que algumas escolas já têm a disciplina de meditação para crianças como parte do currículo.

No entanto, muitas crianças que vivem em periferias acabam ficando de fora de iniciativas como essa. Nessas situações, a ação de ONGs é muito importante, para que as pessoas que vivem afastadas tenham opções de crescimento e futuro. A Inovaí é uma ONG que é um grande exemplo de promoção de oportunidades.

Ela tem um projeto que ensina yoga e meditação para as crianças da periferia de Olinda, em Pernambuco, com o objetivo de promover uma certa “fuga” da violência com a qual convivem diariamente e oferecer novas oportunidades de um futuro melhor.

“O projeto surge como decorrência de um alto índice de violência crescente ao nosso redor. Passamos a refletir e buscar iniciativas inspiradoras voltadas à Cultura da Paz (algo que tanto falamos, mas pouco vemos na prática)”, diz a fundadora da ONG, Aura Gabriela.

A ONG atende crianças da comunidade “V8” desde 2014. O projeto da yoga atende 30 alunos, de 7 a 11 anos, que nunca tiveram contato com a meditação. Nas aulas, são abordados temas como vivências, leituras e brincadeiras.



“Acreditamos que esta seja uma das maneiras efetivas mais eficazes para a diminuição da violência e dos conflitos. A infância é um dos estágios mais importantes para a formação de um adulto consciente e amoroso”, conta Aura.

Uma grande iniciativa. Essas crianças ganham uma nova oportunidade de escapar da violência através da meditação.

Veja algumas fotos das aulas:

Muito legal, não é! Compartilhe essa iniciativa!


Direitos autorais da imagem de capa: Divulgação.






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.