“Orar me traz a sensação de pertencimento, equilíbrio, e assim sou melhor para o meu próximo.”



Orar é expor o que sentimos, as fragilidades e progressos, diante de alguém que pode ajudar, guiando-nos ou apenas ouvindo-nos.

Em um vídeo sobre o Poder da Oração segundo a Neurociência, a Dra. Rosana Alves faz algumas abordagens interessantes para nossa reflexão.

Muitas pessoas consideram que orar é se colocar na posição de ser humano inferior, prestar homenagem e fazer pedidos a um ser superior. Porém, a oração, ou a prece, como queira designar, tem um propósito muito maior do que esse.

Está provado cientificamente que a oração atua em uma parte do nosso cérebro chamada sistema límbico. Isso faz com que sejam liberadas substâncias importantes que trazem para nós uma sensação de pertencimento. Esse pertencimento a um todo, como se estivéssemos conectados a uma grande rede, faz com que sintamos que não estamos sozinhos. Isso melhora a autoestima e causa uma sensação muito grande de bem-estar.

Estar em oração é estar em silêncio, mas é também abrir nosso coração como se abre ao melhor amigo (ou como se abre a um terapeuta). 

Na terapia contamos o que se passa dentro de nós para sermos guiados por caminhos que ainda não conseguimos enxergar. Quando abrimos nosso coração na oração é exatamente isso que buscamos. Uma resposta através da intuição ou através de outras pessoas (“Deus fala ao homem através do homem”), atendendo o que foi pedido ou nos guiando para o melhor caminho a seguir. Por isso a oração nos traz esperança.



Portanto, a oração não é uma vã repetição. É uma reflexão. Quando estamos só repetindo nós não estamos refletindo. Não nos expomos para Deus, ou para o Universo, nossa angústia ou alegria daquele momento. Não somos autênticos. Quanto mais simplicidade e menos rituais, mais verdade.

Sei que há pessoas que ainda precisam de rituais e não há nenhum mal nisso. Contanto que tenha em mente que orar é expor o que sente, suas fragilidades e progressos diante de alguém que pode ajudar,  guiando-o ou apenas ouvindo-o.

“Orando com a alma, sinto que fico mais em paz e em equilíbrio comigo mesma, e assim sou melhor para o meu próximo.” 


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: serezniy/123RF Imagens.






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.