publicidade

Os 5 alimentos que o seu fígado mais gosta, comprovados por nutricionista!

Descubra os 5 alimentos que ajudam a manter a saúde do seu fígado em dia e te ajudar a manter uma vida muito mais saudável!



O fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Ele está entre os órgãos que mais desempenham funções em nossos corpos e está diretamente ligado a uma das áreas mais fundamentais de nosso organismo: a alimentação.

Esse órgão tem muitas funções essenciais em nossos corpos, algumas delas são:

  • Secretar a bile.
  • Filtrar o sangue de bactérias nocivas.
  • Armazenar glicose.
  • Produzir proteínas nobres.
  • Usar o açúcar como fonte de energia.
  • Desintoxicar o organismo.
  • Sintetizar o colesterol.
  • Fornecer ferro ao corpo.

O trabalho do fígado é vital para que possamos manter nossos corpos saudáveis, e é por isso que devemos cuidar muito bem dele, alimentando-o com as comidas corretas e evitando qualquer tipo de excesso.


Você sabe quais são os alimentos preferidos do seu fígado? Aqueles que o ajudam a funcionar ao máximo potencial?

Você poderá descobrir na lista abaixo, baseada em um uma entrevista da BBC Mundo, na Espanha, com a nutricionista colombiana Sandra Milena Cardona!

Leia com muita atenção e adicione esses alimentos em sua dieta sempre que possível, porque eles te proporcionarão maior bem-estar e saúde.


Os 5 alimentos que o seu fígado mais gosta, comprovados cientificamente!

1. Brócolis

O brócolis é um alimento que a maioria das pessoas aprende a apreciar apenas depois da idade adulta, mas ele deve ser presente na alimentação desde o começo da vida, porque possui propriedades nutricionais muito valiosas. No fígado, o brócolis ajuda a neutralizar elementos que podem causar um mau funcionamento.

Cardona disse na entrevista que a importância do brócolis está no fato de que ele ajuda a reduzir a síntese de colesterol.


2. Abacate

O abacate tem começado a tornar-se muito aceito e apreciado por pessoas de diferentes idades do mundo inteiro. Ele é muito versátil e também pode ser um grande aliado para manter a saúde do fígado em dia.

Cardona recomenda que consumamos o abacate por conta de suas gorduras saudáveis, mas alerta para não exagerarmos, porque em excesso pode causar a condição conhecida como ‘fígado gorduroso’. Ela acontece uma quantidade elevada de triglicéridos se acumula de maneira anormal nas células do fígado formando grandes vesículas.

A condição é reversível, mas é sempre bom prevenirmos.


3. Maçã

A maçã é ótima para o fígado porque tem uma grande quantidade de vitamina C, poderosos antioxidantes que protegem as cécluas de danos externos, e fibras.

Nesse momento, a nutricionista acrescenta que esse é um aspecto que deve ser cuidado, já que entre outras funções, as as proteínas formadas no fígado transportam ferro, vitamina A e cobre para o resto do corpo, no qual nutrientes são necessários.


4. Limão

Assim como a maçã, o limão é também rico em vitamina C. Cardona comenta que o suco dessa furta possui uma grande quantidade de vitamina C concentrada, e que apenas um pequeno limão nos fornece um terço da quantidade diária recomendada da vitamina.

A nutricionista também destacou um estudo publicado pela US National Health Library que descobriu que o suco de limão possui muitos “antioxidantes que reduzem a inflamação, eliminam os radicais livres e melhoram a capacidade do organismo de processar glicose”.


5. Alho

O alho pode ajudar a regular e melhorar a função hepática, graças às suas propriedades anti-inflamatórias, de acordo com o que relatou a nutricionista Grace Fjeldberg ao Clínica Mayo. Ela ainda acrescentou que esmagá-lo e consumi-lo é uma ótima maneira de aproveitar as suas propriedades.

Quanta informação interessante!

Agora você já está melhor preparado para oferecer ao seu fígado o tratamento especial que ele merece!

Você já conhecia os benefícios dos alimentos citados, gostaria de acrescentar alguma informação?

Comente suas impressões abaixo!

 

 Direitos autorais das imagens utilizadas no texto: 123RF Imagens.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.