ColunistasMotivação

Os 10 passos para realizar todas as suas metas em 2017:

OS 10 PASSOS PARA REALIZAR TODAS capa e e dentro

O fim do ano aproxima-se rapidamente. É nesta altura que começamos a refletir sobre tudo o que realizamos ao longo do ano que agora termina. Infelizmente, na maioria das vezes, chegamos à conclusão de que poucas metas traçadas foram concretizadas. Com essa realidade presente, deixamo-nos invadir pela frustração e pela sensação de fracasso.



Talvez o problema não tenha sido nas metas que traçou em si, mas na forma como se comprometeu a cumpri-las.

O ser humano tem uma capacidade enorme para encontrar “desculpas” para adiar os compromissos que estabelece consigo mesmo. Isto já para não falar dos compromissos para com outras pessoas. Estabelecemos uma espécie de rede de proteção e dificilmente conseguimos ultrapassar a “segurança” que ela virtualmente nos transmite. Isto chama-se zona de conforto, uma espécie de barreira invisível, fundamentada em crenças e conceitos que serve de casulo e onde nos escondemos por vezes tempo demais.

Quando traçamos metas, devemos sair da nossa zona de conforto, e permitir que as nossas asas se possam abrir por completo para podermos voar. Quando apenas desejamos pequenos aperfeiçoamentos ou mudanças paliativas, adotamos uma postura de sobrevivência. Essa postura, além de não nos permitir usufruir de todo o esplendor desta experiência que chamamos vida, impossibilita qualquer evolução pessoal, emocional, espiritual ou profissional.


Chega então a hora de pegar no seu bloco de apontamentos e estabelecer as suas metas para 2017 com regras e compromisso absoluto. Sugiro que agrupe as suas metas por pilares: Saúde, Lazer, Financeiro, Profissional, Conjugal, Familiar, Intelectual e Espiritual. Em cada um dos 8 pilares defina a sua meta seguindo os passos que irei descrever a seguir. Crie para cada uma delas um plano de ação, ou seja, um passo-a-passo do que precisa de fazer para conquistar essa meta.

os-10-passos-para-realizar-todas-capa-e-e-dentro

Poderá ainda acrescentar uma meta macro. Uma meta macro deverá englobar todas as metas que definiu para cada um dos pilares da sua vida. Se preferir, defina inicialmente a sua meta macro e ajuste as metas de cada um dos seus pilares de acordo com ela.

Acompanhe agora os 10 passos necessários, para que possa definir e realizar todas as suas metas no novo ano que em breve se inicia.


1º Analise se as suas metas estão enquadradas na sua realidade pessoal

De nada adianta estabelecer metas que estão fora do seu campo vivencial. As metas devem ser focadas na sua realidade e não na realidade projetada, ou seja, deverão adequar-se aos seus princípios e crenças. Muitas vezes estabelecemos metas que vão contra aquilo que acreditamos. Uma meta para ser realizável deve estar enquadrada no que você é. Não ceda às pressões sociais e ao que os “outros” acham que será melhor para si. No fim de contas, só você mesmo sabe o que o move e o que o faz feliz.


2º Estabeleça prazos realistas


É totalmente improdutivo estabelecer uma meta com um prazo que sabe que não é possível cumprir. Seja coerente no que diz respeito aos prazos das suas metas. Deve no entanto evitar criar prazos muito alargados para que seja possível sair da sua zona de conforto. Não perca tempo para colocar os seus planos em ação.


3º Seja específico nas suas metas

Detalhe o máximo possível cada uma das suas metas. Imagine que uma delas é comprar um automóvel novo. A forma mais correta de traçar a sua meta é descrever marca, modelo, cor, ano, motorização, extras, etc. Quanto mais específico for nas suas metas, mais facilmente conseguirá manter-se focado ao longo do ano.



4º Torne as suas metas visíveis

os-10-passos-para-realizar-todas-foto-03

A forma mais simples para haver comprometimento da sua parte é ter as suas metas sempre visíveis. A forma mais fácil é criar uma lista com todas as suas metas e fazer cópias. Coloque as listas em locais de fácil acesso e onde você poderá consultar facilmente. Outra opção é usar o seu telemóvel ou computador e criar uma nota que esteja sempre visível. Para tornar a sua meta ainda mais realista, crie um painel de metas. Escreva cada uma delas numa cartolina e junte imagens que ajudem a ilustrar essa meta. Usando o mesmo exemplo do automóvel, imprima uma foto do seu carro de sonho e use no seu painel.



5º Envolva Família e Amigos nas suas metas

Quando partilha as suas metas com amigos e familiares, automaticamente a responsabilidade de as cumprir aumenta. Dessa forma, passa a ter alguém que não apenas que lhe cobra, mas alguém que o estimula. Torna-se fulcral existir uma rede de pessoas à sua volta que o ajudarão a manter-se no seu rumo e a não desistir.



6º Seja disciplinado

Para cumprir as suas metas deve ser acima de tudo disciplinado. É de suma importância não só estar comprometido, como assumir uma postura responsável e determinada. Sempre que estiver desmotivado ou após ter falhado uma tentativa, é preciso recorrer à auto disciplina para continuar a caminhada. Ela é como uma aliada que não permite que a preguiça ou o desânimo invadam a conquista das suas metas.


7º Saiba o porquê das suas metas


Se estabelecer metas baseadas em conceitos ou padrões sociais, dificilmente as conseguirá concretizar. Querer algo sem saber o porquê é ineficaz e vazio. Cada uma das metas que traçar, deve ter um sentido prático na sua vida pessoal e/ou profissional. Saber o porquê das suas metas é o tónico para ter motivação constante. Você deve acima de tudo saber os benefícios que a concretização de uma meta trará. Visualizando esses benefícios, terá a certeza de que está a caminhar na direção certa.


8º Saiba celebrar as pequenas vitórias

Muitas vezes estamos tão focados na meta final, que nos esquecemos que todos os passos que nos aproximam da sua concretização, são também vitórias. Se por exemplo eu traçar a meta de perder 10 quilos até Junho de 2015, uma mudança no regime alimentar ou o início de atividade física representam por si só pequenas vitórias. Lembre-se de celebrar cada uma delas. Dessa forma, terá motivação de sobra para que tudo corra como definiu.



9º Reveja as suas metas ao longo do ano

os-10-passos-para-realizar-todas-foto-02

Fazer uma autoavaliação permanente, ajudar-lhe-á a manter o foco. Ao longo do ano, podem surgir vários imprevistos que o irão desviar do seu caminho. Analisar e reformular o seu plano de ação é não apenas prudente, como o ajuda a corrigir qualquer desvio de trajetória. Dê enfase ao objetivo final sempre, a forma como chegará a ele é algo que deve ser construído ao longo do ano e ajustado sempre que necessário.


10º Não abdique do seu bem estar

Muitas vezes, traçamos metas tão elevadas que acabamos por deixar o nosso bem-estar de lado. Se desejarmos por exemplo uma casa de luxo, seremos forçados a trabalhar com tanta intensidade que iremos perder tempo com a família e os amigos, saúde e equilíbrio. Tenha cuidado para não deixar que as suas metas sufoquem a sua qualidade de vida. É preferível traçar metas medianas e continuar a usufruir do que já tem de bom, do que elevar a fasquia alto demais e abdicar de tudo o que já conquistou.

Agora que lhe deixei todas as dicas essenciais para fazer de 2015 um ano memorável, arregace as mangas e deite mãos ao trabalho. Assuma cada uma das metas como um contrato assinado consigo mesmo. Não se penalize caso alguma delas fique por concretizar, terá tempo para avaliar o que precisa ser feito para que ela se torne possível no futuro. Pense que se não conseguiu, é porque não estava preparado para isso. O importante é começar com cabeça erguida e com postura vencedora.

Esta também pode ser a altura ideal para refletir sobre as metas não conquistadas durante 2016 ou anos anteriores. Caso alguma delas seja fulcral para a sua felicidade, retome a busca pela sua concretização. Por vezes é necessário amadurecimento para que certas conquistas sejam possíveis.

aceito-agradeco-confio-entrego-capa-e-dentro

Lembre-se que nada adianta traçar metas para o novo ano se não estiver disposto a “pagar o preço” para as conquistar. O seu futuro nada mais é que o resultado das suas ações e pensamentos. Assim sendo, cabe-lhe a si correr em busca da vida que deseja. Aproveite as 12 badaladas e conquiste todos os seus sonhos.

Votos de um 2017 pleno de abundância, prosperidade, felicidade e sucesso.

Santa ironia. Os retiros espirituais tão cheios e os espíritos tão vazios…

Artigo Anterior

Prometo-lhe, meu amor próprio, que de hoje em diante, tu estarás na dianteira de minhas escolhas! –

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.