Amor-PróprioComportamentoRelacionamentos

Os 3 principais erros que destroem a sua autoestima:

De todos os problemas que podem acontecer em nossa vida, não existe nenhum que não esteja ligado à autoestima. Desde depressão, problemas financeiros, ansiedade, problemas de relacionamentos, todos estão ligados ao conceito que a pessoa tem de si mesma. Isso porque nenhum julgamento é tão importante quanto aquele que temos sobre nós mesmos.



Pensando nisso, decidi escrever esse artigo e listar os 3 principais erros que você pode estar cometendo e que destrói a sua autoestima.

Nesse artigo você aprenderá:


  • A importância da autoestima;
  • Os 4 erros que cometemos que destroem nossa autoestima;
  • Como evitar esses erros.

OS 3 ERROS - FOTO 01

A autoestima é o conceito que o indivíduo possui de si mesmo. A psicologia cognitiva comportamental se dedica a entender essa avaliação subjetiva que o sujeito faz de si e como isso interfere em sua vida. Isso denota a importância de uma autoestima adequada. Quanto mais adequada for a autoestima de uma pessoa, menos possibilidades esse indivíduo tem de sofrer com ansiedade, estresse, depressão e outros problemas que estão presentes em nosso cotidiano.

Além disso, a pessoa que possui uma autoestima positiva possui rendimentos melhores e consegue ter uma vida com mais prosperidade, felicidade e capacidade de proporcionar alegria às pessoas.

Entretanto, não são muitas pessoas que possuem essa autoestima positiva e que propicia esses benefícios. A maioria das pessoas comete alguns erros que vão, aos poucos, destruindo a percepção positiva de si mesmo. Muitos erros podem diminuir sua autoestima, mas aqui vou listar os 3 principais erros. Vamos a eles:


1º Erro: Reclamar Excessivamente: Segundo estudos realizados pelo cientista da computação e filósofo Steven Parton, a pessoa que reclama excessivamente cria uma coleção de sinapses, um caminho de informação cerebral, que fica registrado e que altera o cérebro fisicamente. Assim a pessoa que sempre reclama cria esse “caminho”, gerando assim uma repetição na reclamação.

Essa repetição faz com que você veja o mundo de maneira mais negativa, criando um sentimento de desesperança. Isso mexe com sua autoestima, pois parece que suas ações não dão resultado. Reclamar gera mais visão negativa do mundo e das outras pessoas. A dica aqui é parar de reclamar e começar a ver as coisas positivas que a vida proporciona. Lembre-se que tudo tem o lado negativo e positivo, a questão é como você vê cada situação.

2º Erro: Criticar-se exageradamente: Um pouco de autocrítica ajuda a pessoa a melhorar e é algo positivo. O problema é quando essa crítica é exagerada e traz sofrimento ao sujeito. Criticar-se excessivamente faz com que você foque apenas em seus pontos de melhoria e não veja suas qualidades. Além disso, isso diminui sua autoestima, pois aos poucos destrói o conceito positivo de si mesmo. Para que tenha uma ideia, imagine se você ficasse criticando uma pessoa 24 horas por dia. É provável que você não faça isso com outras pessoas por saber que é extremamente prejudicial. Agora, por que fazer com você mesmo? Comece agora mesmo a eliminar as críticas excessivas.

3º Erro: Desconsideração de si mesmo: Esse é um conceito interessante da psicologia cognitiva e diz respeito à pessoa que desconsidera seus feitos e reduz suas conquistas.


OS 3 ERROS FOTO DE CAPA E FOTO 02

Por exemplo, digamos que você tem uma importante prova para fazer. Depois de realizada essa prova, você descobre que foi muito bem nessa prova. Uma pessoa que desconsidera suas conquistas irá achar que teve sorte, ou então que a prova estava muito fácil. Agora digamos que foi mal. Ao invés de ver que a prova estava realmente difícil e que outras pessoas também não conseguiram boas notas, a pessoa se culpa e se acha extremamente incompetente. Isso é uma desconsideração do contexto e reduz a autoestima inevitavelmente.

Esses erros reduzem bruscamente sua autoestima e que, consequentemente, afeta outras áreas de sua vida. Por isso evite-os e busque outras estratégias positivas para sua vida. Se quiser saber mais sobre como aumentar a sua autoestima, você também pode acompanhar meu canal no youtube (. Eu posto dois programas por semana de apenas 5 minutos dando dicas especiais sobre como aumentar sua autoestima e acabar com essa autossabotagem.

Se gostou desse artigo, curta e compartilhe, assim ajuda que essa informação chegue em mais pessoas que precisam desse apoio. Um grande abraço e até o próximo artigo.


Eu nunca me acostumei com a sua falta…

Artigo Anterior

Relatos de um ansioso

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.