ComportamentoReflexão

Os 4 maiores pensamentos obsessivos que estão prejudicando a sua vida:

Nossa mente nunca descansa, estamos sempre pensando em algo. No entanto, quando os pensamentos se tornam uma onda de preocupações e medos, impedindo-nos de nos concentrar verdadeiramente em nossas vidas, a situação já não está mais normal!



Podemos estar sofrendo de ansiedade!

Se o seu fluxo de pensamentos for como uma inundação de preocupações que o afoga, isso é ansiedade!

A ansiedade desperta pensamentos paranoicos, que nos prejudicam emocionalmente. Quando sabemos como funcionam esses padrões de pensamentos, identificamos de que forma podem estar nos afetando, o que nos permite desenvolver maneiras de neutralizar seus efeitos sobre nossas vidas.


Abaixo estão 4 pensamentos paranoicos que podem estar prejudicando sua vida:

1. “Eu não consigo encarar essas pessoas, quero ir para casa.”

As pessoas que têm esse tipo de pensamento, geralmente, sofrem de ansiedade social e, muitas vezes, sentem até mesmo medo de situações. Por isso, tendem a se afastar o máximo possível de outras pessoas.  Seu medo do julgamento as paralisa e, muitas vezes, é demais para ser suportado.

Essa fobia e isolamento prolongado pode ir sugando a energia da vida da pessoa, até o ponto em que ela se isola de todos a sua volta e deixa de lado, até mesmo, obrigações, como trabalho e corta a comunicação com amigos e familiares.



2. “Será que eu já fiz todas as tarefas de hoje? Eu não esqueci de…? “

Se os seus pensamentos estão a todo momento martelando na sua mente, fazendo-o pensar sobre o que deveria ter feito, impedindo-o, até mesmo, de dormir e descansar, após um dia ocupado, você, provavelmente, está em um padrão de pensamento paranoico.

Quando temos pensamentos paranoicos, até a menor das coisas vira uma candidata a nos tirar a paz. Isso nos consome e até mesmo afeta nossa saúde. Condições como dores de cabeça e nas costas, falta de sono, depressão, tremores, tornam-se presença diária em nossas vidas.



3. “Só serei bem-sucedido se seguir essa carreira ou se conseguir esse trabalho.”

O mundo está cheio de possibilidades. Podemos ser bem-sucedidos em diversas áreas, mas tudo começa dentro de nós mesmos, na forma como nos enxergamos e onde acreditamos que podemos chegar. Pensamentos duros como esses nos fazem acreditar que só temos uma opção de sucesso, e que, se não conseguirmos alcançá-la, estaremos fadados ao fracasso.

Esse padrão de pensamento junta-se ao perfeccionismo para nos forçar a cumprir um padrão de expectativas para nós mesmos. Não aceitamos nossas falhas, o que contribui para alimentar sentimentos de negatividade e infelicidade.



4. “Será que me amam tanto quanto dizem amar? Eu sou realmente bom o suficiente?”

A autoestima de uma pessoa que sofre de pensamentos paranoicos quase sempre está associada a aceitação que ela tem no meio social. Em sua busca incessante por aprovação, quase sempre, ela se torna obcecada e sente que todos os comentários negativos que ouve os outros são direcionados a ela.

Os pensamentos paranoicos nem sempre andam lado a lado com a ansiedade, apesar de compartilharem grandes semelhanças. A paranoia que controla a mente também passa a controlar a vida inteira de uma pessoa.


Agora que você descobriu que existe um problema, já deu um passo importante para descobrir como impedir que esses pensamentos continuem prejudicando a sua vida. Não desista!

O que eu digo quando minha mãe me pergunta por que eu ainda não me casei:

Artigo Anterior

Perdoar é uma atitude de grandeza e compreensão, é absolvição, é o remédio que cura!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.