Reflexão

Os 4 talentos de uma pessoa tóxica. Aprenda a detectá-los e não adoeça!

capa site Os 4 talentos de uma pessoa toxica Aprenda a detecta los e nao adoeca

As pessoas tóxicas são capazes de nos fazer mudar o espírito, como se seu veneno pudesse nos atingir.

Quantas vezes não entramos num ambiente e o sentimos um pouco pesado? Parece que, em alguns momentos, a nossa energia é drenada, levada embora por uma espécie de ralo invisível. A grande verdade é que, na maioria das vezes, essa energia é drenada não por algo inexistente, mas por alguma pessoa capaz de usar sua toxicidade para isso.

As pessoas mais sutis costumam ser mais sensíveis aos ambientes, e são justamente essas as que mais sofrem com as maldades e a forma tóxica de outras se relacionarem. Sempre com muita disposição, prontas a ajudar, as mais alegres são as que mais encerram o dia se sentindo cansadas, como se oferecer a felicidade fosse algo excruciante.

Não existe cansaço em ser gentil, muito menos em ser animado. Se isso acontece, é porque, provavelmente, esses seres do bem estão perto de alguém que quer trabalhar com manipulação, que prefere vê-los exauridos a vê-los felizes, como se o ato de provocar maldade fosse seu principal hobby.

Existem quatro coisas que somos capazes de perceber nas pessoas tóxicas, basta saber quais são esses sinais e ficar atento toda vez que se sentir vulnerável, fraco ou cansado demais depois por fazer pouca coisa. Vamos à lista? Confira abaixo!

1. Pessoas tóxicas vão fazer com que você nunca saiba se estão em um dia bom ou ruim

Em um dia se comportam como as pessoas mais gentis e adoráveis do mundo, no dia seguinte, você perde tempo tentando encontrar o momento em que errou no tratamento com ela. A verdade é que essa mudança não é óbvia, mas você sente que existe algo errado na situação, algo que escapa das suas mãos. Essas pessoas têm o costume de demonstrar irritabilidade, tristeza, ser frias ou até mesmo agressivas sem nenhum motivo aparente.

Sabe por que fazem isso? Porque para elas é extremamente proveitoso. Toda vez que tratam alguém dessa forma, recebem atenção, pois muitos param para tentar compreender o que lhes está acontecendo. O mais importante nesse caso é não agir de forma a agradar ao outro, e sim para se impor. Seja uma amizade, seja um romance, não permita que façam isso com você.

2. Vão manipular

Essa é a forma clássica da pessoa tóxica, ela manipula o outro para que ele sinta que não se doa o suficiente, que está cometendo algum erro e algo precisa mudar o quanto antes. Sentir que é o único a fazer com que o relacionamento evolua não é certo, e isso acontece porque as pessoas tóxicas querem que você sinta com frequência que está devendo algo a elas. Essa forma de lidar com os demais é muito comum em ambientes de trabalho, principalmente quando são competitivos.

3. Não se importam nem reconhecem seus sentimentos

Muito pelo contrário, pessoas tóxicas vão criando mecanismos para projetar seus sentimentos em você, fazendo com que assuma algo que nem sente. Quando estão irritadas, por exemplo, não chegam e falam com todas as palavras, vão pesando o ambiente até que você comece a se sentir irritado e nervoso também.

Quando não percebemos que isso está acontecendo, passamos tempo demais pedindo desculpas, justificando-nos por coisas que não precisam ser atribuídas a ninguém. Preste muita atenção na postura que você adota quando essa pessoa está por perto: fica na defensiva, cria desculpas na sua cabeça, tudo isso precisa ser freado; não aceite acusações equivocadas.

4. Fazem com que tudo seja uma constante provação

Você vai ter que se provar e provar seus sentimentos. Isso significa que essas pessoas são capazes de planejar com calma até o momento em que você tenha um compromisso sério ou outra saída marcada para colocar você na parede, usando de muita chantagem emocional para atingir o objetivo: minar suas outras companhias.

Pessoas tóxicas gostam do caminho livre para deitar e rolar, sem que suas vítimas tenham uma rede de apoio para recorrer. É sempre importante manter sua rede de amigos, familiares próximos, e nunca permitir que essa constante exigência para que você prove algo seja colocada em primeiro lugar.

Menino que ia a cavalo para a escola recebe certificado de melhor aluno

Artigo Anterior

Ginecologista que prometia curar doenças com sexo vai preso na Itália

Próximo artigo