publicidade

Os 5 elementos na medicina tradicional chinesa: relação entre emoções, natureza e corpo

A escola dos 5 elementos na Medicina Tradicional Chinesa: relação entre emoções, natureza e corpo humano

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) trata o corpo humano na sua totalidade, com um sistema de circulação de energia e considera as doenças como resultado de desequilíbrios energéticos. Essa tradição milenar indica que emoções e pensamentos têm papel fundamental nisso e podem reduzir, aumentar ou até mesmo bloquear a energia.



Se você bloqueia uma emoção, gera um desequilíbrio. Emoções possuem um fluxo natural. Ao se permitir senti-las, vivenciá-las, elas fluem entre uma e outra. Um processo natural, os ciclos. Uma emoção se transforma em outra. Assim como uma estação do ano: ela se inicia, chega ao auge e começa a se transformar em outra.

Na MTC, são 5 os elementos da natureza, que se relacionam com as emoções, nosso corpo físico e aspectos do nosso planeta, como as fases da lua e estações do ano.

E é sobre isso que vamos falar.

O primeiro elemento é o fogo

A cor relacionada a ele é a vermelha e o sabor é o amargo. Refere-se ao Verão e à Lua Cheia. Relaciona-se com o Coração e o Intestino Delgado. A emoção é a alegria.


Quando em equilíbrio, é o que nos dá motivação, o encantamento pela vida. Em desequilíbrio, é a euforia, excitação excessiva. Entre os sintomas físicos, podemos citar: esquecimento e insônia.


O segundo elemento é a Madeira

Sua cor é a verde e o sabor é o azedo. Primavera é a estação do ano e a fase da lua é a crescente. Relaciona-se ao fígado e a vesícula biliar. A emoção é a raiva.

Em harmonia, é o que nos coloca em movimento e nos impulsiona. Representa a agressividade, quando em desarmonia. Exemplos de sintomas físicos: gastrite, dor de cabeça.



O terceiro elemento é a Terra

Amarela é a cor e doce o sabor. É importante ressaltar que o elemento terra é um elemento de transição. Refere-se ao período de transição entre as estações do ano e as fases da lua. Os órgãos do corpo são estômago, baço e pâncreas. A emoção é a preocupação.

Em equilíbrio nos dá clareza de pensamento, capacidade de decisão. É o centramento. Quando em desequilíbrio, causa pensamentos repetitivos ou acelerados. Dentre os sintomas físicos, encontramos a falta de apetite.


Metal é o quarto elemento

Branco e azul suas cores e o sabor, picante. Outono é a estação do ano e minguante a fase da lua. Pulmão e intestino grosso são os órgãos. A emoção é a tristeza.

É o momento de fechar os ciclos, luto, recolhimento, o retorno para dentro. Quando em desarmonia, pode causar depressão e falta de perspectiva na vida. A falta de ar é um dos sintomas físicos.


O quinto e último elemento é a Água

As cores são preto e azul. O Sabor é o salgado. Relaciona-se com o Inverno e a Lua Nova. Os órgãos são os rins e a bexiga. A emoção é o medo.

Essa emoção é aquela que protege a vida. Como antigamente, quando o homem das cavernas precisava ter medo de determinados animais, por exemplo, para manter sua integridade física. É o instinto de sobrevivência. Em desarmonia, o medo nos tira a capacidade de pensamento, já que elimina a ideia de movimento que o elemento água tem. Falta de vontade e desânimo também são indicações do desequilíbrio. Dentre os sintomas físicos, podemos citar: cálculos renais, queda de libido, afeta a medula óssea e até mesmo nosso dentes e ossos podem se tornar fragilizados.

As emoções são da natureza humana. Permitir-se senti-las e deixar que elas fluam no seu curso natural é importante para nossa saúde integral. Julgar-se impróprio ou inadequado por sentir algo considerado “ruim” pela sociedade nos faz muito mal.

As emoções têm papel importante na nossa evolução espiritual, pois nos indicam no que precisamos buscar melhorar. É preciso aprender a lidar com elas, não sermos seus escravos. Permita-se!


Direitos autorais da imagem de capa: pixabay PublicDomainPictures-14 – pixabay / 3345408-3345408 pixabay / JarkkoManty-661512 – pixabay / Comfreak-51581/ alpssimon / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.