AutoconhecimentoComportamentoO Segredo

Os 5 estados da mente

Segundo os Yoga Sutras de Patanjali Yoga é a inibição das flutuações mentais, ou seja:



“YOGA CHITTA VRITTI NIRODHAH”

Yoga Sutra 1:2

Chitta: Consciência


Vritti: Padrão circular, vórtice, ondulação

Nirodhah: Reter, cessar, restringir, pausar, bloquear

Não existe uma maneira de cessar completamente as atividades mentais, mas existe como deixar estas atividades bem diminuídas. Conheça os 5 estados da mente (Chitta):

1. Kshipta


Mente inquieta, agitada. Neste estado existe uma predominância de RAJAS, a pessoa é incapaz de raciocinar, ouvir ou ficar calma, quieta. Se compara a um celeiro cheio cujas portas se arrebentam e os animais fogem sem rumo algum ou organização, assim são os seus pensamentos neste estado.


2. Mudha

Mente iludida, inerte e desatenta, devido ao excesso de TAMAS, a informação parece não chegar ao cérebro. Neste estado é onde você “perde” as coisas que estão na sua mão, ou seu óculos na cabeça.



3. Vikshpta

Mente distraída, intermitente, recebe as informações mas nem sempre é capaz de processá-las. Neste estado começa a ter a presença de SATTVA com influência de RAJAS. Neste estado o YOGA começa a ser possível.



4. Ekagra

Unipontual, concentrada, mente relaxada (mas não sonolenta). SATTVA começa a ser mais presente, a pessoa consegue focar e prestar atenção, podendo meditar. Uma boa prática ou aula de Yoga pode levar a mente a este estado.


5. Niruddha


Mente controlada, focada, sem distrações. Este estado pode ser alcançado na meditação ou quando a pessoa está absorta em alguma atividade. Neste estado não existe mais o domínio de nenhum guna, este estado está além dos gunas (Gunatita).

Todos nós já sentimos estes três estados, B. K. S. Iyengar usava estes estados na prática de asanas, percebendo qual estado aquele asana promovia, tentando chegar sempre ao último estado.

O objetivo do Yoga é promover os estados mais conscientes, e assim sua mente fica mais tranquila, sua respiração mais tranquila, suas ações mais retas e muito mais.

Boas práticas!


 

___

Fonte: Rádio Viva Zen


O que significa compromisso

Artigo Anterior

Por que ficamos doentes?

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.